12/09/2016

Tendências Emergentes em Educação no Século XXI

Professores do Colégio Rio Branco e das Faculdades Integradas Rio Branco participaram do curso de extensão a distância “Tendências Emergentes em Educação no Século XXI”, oferecido pela TAMK – Tampere University of Applied Sciences.

O curso foi ministrado e conduzido pela professora tutora da TAMK, Elena Grigorova, sob a supervisão de Mark Curcher, diretor da instituição. Durante treze semanas, foram pesquisadas e estudadas tendências em Educação, como movimento maker, gamificação, MOOC’s, uso de dispositivos móveis em sala de aula, influência das redes sociais na educação, importância da analítica de aprendizagem, entre outros.

O trabalho foi desenvolvido a partir de uma perspectiva bastante prática. Semanalmente, os participantes faziam exercícios de leitura e pesquisa, seguidos de tarefas e reflexões, que deveriam ser postadas no blog do curso. A atividade foi marcada pela interação entre os integrantes, com o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Confira o depoimento de nossos professores sobre essa vivência:

Lais Olivato

Lais Olivato

“De todo o curso, o que eu achei mais interessante foi a construção do trabalho final. Mesmo sendo da área de História, tive a oportunidade de estar em dupla com a Ariela Strozberg, professora de Biologia. Pudemos juntas pensar nas nossas práticas cotidianas de flipped room - sala de aula invertida - e de gamificação. Mas o maior desafio foi construirmos juntas uma apresentação num ambiente virtual que contemplasse todas as nossas reflexões. No curso da Tamk, aprendi fazendo. A todo momento estávamos envolvidos com a realidade da sala de aula, o que causou, de fato, um impacto na minha utilização da tecnologia no dia a dia”.


Luciana Rodrigues

Luciana Rodrigues

“Apreciei cada etapa do curso, porque todos os temas propostos revelaram a aproximação com a realidade que vivemos no que se refere à educação. Foram propostas atuais e envolventes, sempre voltadas às necessidades de transformação na área pedagógica, tão dinâmica e fundamental para o crescimento de uma sociedade mais colaborativa e construtora de pessoas que refletem sobre seus conhecimentos e sobre as questões sociais. Todos os temas levaram-me a reflexões, o que influenciou o meu planejamento e condução de sala de aula. Procurar por maneiras de ensinar, mais dinâmicas e estratégias que trouxessem o aluno como protagonista foram aspectos, os quais transportei, dia após dia, para a sala de aula, como professora de Educação Infantil”.


Ariela Strozberg

Ariela Strozberg

O curso me permitiu entrar em contato com novas tecnologias e uma experiência de intercâmbio entre colegas de várias partes do mundo muito interessante. As aulas sobre MOOC e gamificação foram as mais enriquecedoras, pois conheci muitas possibilidades de cursos online e reafirmaram os meus valores sobre a contribuição da gamificação para o aprendizado do aluno”.


Carolina Sperandio

Carolina Sperandio

“Poder ler, estudar, refletir, discutir com profissionais com diferentes perfis e experiências profissionais ampliou nosso conhecimento. Aprender a ouvir e enxergar pela ótica do outro foi um importante exercício de crescimento e amadurecimento profissional. Todos os temas pesquisados ampliaram nosso olhar para a influência e o papel da tecnologia na educação, nas relações, na conexão e interação com as coisas e com o mundo, na colaboração, na construção coletiva. O maior legado deste curso foi que o estudo contínuo, os diversos recursos e aparatos tecnológicos disponíveis e as descobertas da Ciência agregam conhecimento e trazem inúmeras possibilidades ao processo ensino aprendizagem, mas o PROFESSOR, aquele com P maiúsculo, é que inspira, motiva, desafia, corrige, estabelece vínculo, se importa verdadeiramente e encanta para o saber”.


Ivone Cafazzo

Ivone Cafazzo

“Aprendi muito, compartilhei práticas de ensino e busquei mais fontes para tornar o processo de ensino-aprendizagem da geografia mais rico, divertido e acima de tudo, significativo para o aluno, que o ajude a compreender os conteúdos e que possa participar ativamente na construção do seu aprendizado. Posso afirmar que foram 13 semanas incríveis, em que meu olhar para as novas tendências na educação se ampliou e se refinou”.


Isaque Trevisam

Isaque Trevisam

"O curso nos proporcionou uma ampla visão das necessidades pedagógicas para construção, entendimento e expansão dos conhecimentos educacionais possíveis para o século XXI. Dentre os conteúdos trabalhados, considero mais interessante a Sala Invertida (flipped classroom) e a gamificação da aula. Unindo estes dois métodos, é possível maior inclusão e liberdade didática para os alunos, favorecendo, assim, a autonomia e o desenvolvimento progressivo para pesquisas acadêmicas".


Fabiana Malandrino

Fabiana Malandrino

“Os temas, a cada semana, iam se tornando ainda mais interessantes e instigantes. A forma como organizaram o cronograma, as bibliografias, os vídeos, possibilitou a motivação e interesse em pesquisar e estudar cada um deles. Além da criação do blog para que pudéssemos acompanhar os integrantes do curso, suas colocações e compartilhamentos. Com este curso, foi possível repensar a forma como aprendi durante minha formação escolar e hoje, como professora, como ensino e posso ensinar com diferentes abordagens a fim de envolver os alunos em seu aprendizado de forma inovadora”.