13/06/2016

CRB participa de evento do Google for Education e apresenta a evolução de seu trabalho

O Colégio Rio Branco marcou presença no encontro de escolas parceiras do Google for Education, realizado na sede do Google, em São Paulo, no dia 13 de junho.

A diretora-geral, Esther Carvalho, e o professor Maurilio Fontanesi apresentaram como as ferramentas do Google Apps for Education são utilizadas na instituição, apoiando o processo de ensino e aprendizagem e estimulando o protagonismo dos alunos. A estudante do Ensino Médio, Beatriz Seggati, compartilhou sua experiência com a utilização das soluções no dia a dia escolar.

Em sua apresentação, Esther Carvalho destacou a evolução do trabalho com as ferramentas do Google for Education, desde a implantação, de forma alinhada ao Projeto Pedagógico do Rio Branco, ressaltando dois aspectos essenciais nesse ambiente, a conectividade e a colaboração. A diretora enfatizou a importância do protagonismo do aluno e da formação dos professores, com o uso da tecnologia apoiando o processo de ensino e aprendizagem, e apresentou os resultados de uma pesquisa sobre a utilização das ferramentas com estudantes e docentes.


Marco Rossi, Esther Carvalho, Beatriz Seggati, Maurilio Fontanes, Ivone Milani, Tiago Bevilaqua, Wagner Macedo e Rafael Zulli

O professor Maurilio Fontanesi destacou as vantagens da utilização das ferramentas do Google for Education, sob a ótica do docente, e como estas apoiam a aplicação da metodologia de Ensino Híbrido e de aula invertida, centrada no aluno.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio, Beatriz Seggati, falou sobre como as inovações na escola a motivaram, alterando a forma de estudar e de se relacionar. A aluna teve a oportunidade de apresentar seu projeto com o Google Drive e o Hangout, que teve o objetivo de ajudar os colegas a realizarem exercícios, estudarem e tirarem dúvidas.

Estiveram presentes no evento, o superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi; o gerente de Tecnologia da Informação da Fundação, Wagner Macedo; a coordenadora de Tecnologia do Colégio Rio Branco, Ivone Milani; o professor de Matemática, Tiago Bevilaqua; e o ex-aluno e colaborador da área de TI Aplicada, Rafael Zulli.