24/10/2023
Um convite para o futuro: morar, estudar e trabalhar na Finlândia
A Fundação de Rotarianos de São Paulo e o Colégio Rio Branco promoveram, em 25 de outubro, o encontro "Um convite para o futuro: morar, estudar e trabalhar na Finlândia", reunindo estudantes, educadores e profissionais que buscam desenvolver suas carreiras e estudos em outros países, como a Finlândia.
Há mais de uma década, a Fundação de Rotarianos de São Paulo, mantenedora do Colégio Rio Branco, mantém uma estreita relação com a Finlândia e seus órgãos oficiais, o que permite a realização de inúmeras iniciativas, como a formação de professores, a promoção de palestras, eventos para a troca de saberes, a visita de educadores nos países, além de outras parcerias.
Durante o encontro, que contou com a presença do Cônsul da Finlândia em São Paulo, Kari Puurunen, e da Consulesa Cindia de Magalhães Puuronen, ex-aluna do Colégio Rio Branco, foram apresentadas as opções de formação acadêmica que a Finlândia oferece aos brasileiros.
Johanna Kivimäki, conselheira de Educação Superior e Ciência no Consulado da Finlândia em São Paulo; Alessandra Leone, gerente de Talentos no Brasil na Business Finland; e Valéria Pinto, pesquisadora de projeto da equipe Talent Boost na Xamk University, destacaram aspectos do sistema de educação superior finlandês, características do país, quais as etapas de aplicação para os interessados em estudar na Finlândia e as iniciativas de acolhimento dos estudantes estrangeiros.
A conversa foi mediada pela diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, e pelo superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi.
Veja as fotos: