Loading...
26/08/2022

Aluno escreve e lança seu primeiro livro “Contos de Infintium Etheris: os dias perdidos no paraíso”

O aluno Fábio Gustavo de Sá Maniçoba, da 1ª série do Ensino Médio da Unidade Granja Vianna, escreveu seu primeiro livro, “Contos de Infintium Etheris: os dias perdidos no paraíso”.

Segundo contou o riobranquino, a história se desenvolve em dois temas principais: a morte e o arrependimento. “Lizz está presa em uma corporação e Whist Mattias Ruberford vai até a essa corporação tentar resgatá-la. No meio dessa aventura, os dois personagens vão ter que lidar com o seu passado, descobrir como lidar com a morte tão presente em suas vidas e, ao menos tentar, aprender como perdoar todos os erros que cometeram e vão cometer nessa jornada”, contou.

Confira a entrevista com o aluno e escritor Fábio Maniçoba!

Como idealizou a história do livro e como foi o projeto de escrita?
A história é um pouco engraçada para mim. Em 2019, eu, por motivos fúteis, aprendi a escrever poesias. Escrevi alguns poemas e nunca mais toquei em escrita. Porém, em 2021, eu conheci uma professora de português muito especial no colégio, a Driély. No meio de uma de suas aulas, eu comecei a ler alguns poemas e voltei a escrever poesia. Em uma aula de agosto, última aula antes do intervalo, a Driély disse: "Fábio, quando você for um escritor famoso como a JK Rowling, eu quero ser só sua amiga, tá?". Não sei explicar como, mas aquela frase me penetrou muito, fiquei muito pensativo, porque jamais me imaginei como escritor. Então, no intervalo daquele dia, fiquei pensando: "Se eu fosse um escritor, sobre o que eu escreveria?"

Ao pensar sobre o tempo, sobre futuro e carreira, essa história surgiu, ou ao menos, um pedaço dela. Eu consegui ver nitidamente o Mattias da história na minha mente e, quase que imediatamente, pedaços da história dele surgiram na minha cabeça, comecei a anotar todas as minhas ideias e tentar escrever.

Eu decidi escrever um pequeno conto dessa história e as ideias desse conto foram surgindo e se desdobrando. Com o tempo, a complexidade da história ficou muito grande para ser um conto, fazendo com que eu optasse por transformá-lo em um romance. Durante as férias, passei várias horas todos os dias vidrado na tela do celular, apenas escrevendo e, depois de muito tempo, eu terminei.

Essa grande história também explica o porquê do título do livro ter "Contos" no início, já que o nome original dessa história, na minha primeira concepção, era apenas “Infintium Etheris”.

Você sempre gostou de escrever?
Não, mas, desde que descobri essa parte minha, foi como se ela sempre tivesse existido. Atualmente, escrever é mais que um passatempo, é uma maneira de transmitir o âmago de minha alma em palavras, dessas palavras criar histórias para serem publicadas ou apenas retratos de minhas emoções a serem guardados em uma gaveta distante o suficiente para que o peso da vida não me esmague.

Pensa em seguir carreira na literatura?
Sim, com toda certeza! É algo muito difícil, quase impossível, mas caso haja a mínima probabilidade, eu facilmente faria da escrita “o meu ganha pão”. Eu nunca enjoo de escrever, eu sempre amo falar sobre esse meu trabalho, eu sempre consumo livros e amo estudar.

O livro está disponível para venda em algum site?
O livro está disponível em vários sites de venda de livros e no site da própria Editora Telha, que, com muita humildade, aceitou publicar minha obra.

Por enquanto, apenas a versão física está à venda, mas, em breve, o livro também estará disponível em e-book!