26/07/2022
O ex-aluno riobranquino e médico pediatra, Gabriel Variane, fala de sua trajetória profissional e relembra os tempos de escola
“O maior aprendizado da época de escola é o da perseverança, disciplina diária, honestidade e o de querer fazer o bem para as pessoas ao nosso redor. Mais do que o conteúdo dos livros, posso dizer que o Colégio Rio Branco teve papel fundamental na formação do meu caráter e ideal de vida”, destacou o ex-aluno riobranquino Gabriel Variane, diretor médico do Programa da UTI Neonatal Neurológica da Santa Casa de São Paulo, ao relembrar os tempos de escola.
Gabriel estudou no Rio Branco entre 1990 e 2003. Após o Ensino Médio, graduou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, em 2009, e realizou especialização em Pediatria.
Ex-aluno riobranquino Gabriel Variane, diretor médico do Programa da UTI Neonatal Neurológica da Santa Casa de São Paulo
Ao longo de sua trajetória profissional, passou por instituições, como Montreal Children’s Hospital, McGill University, Canadá (2014), The Rosie Maternity Hospital, University of Cambridge, Reino Unido (2015), e Lucile Packard Children’s Hospital, Stanford University, EUA (2016).
O riobranquino Gabriel Variane, em 2016, idealizou o programa Protecting Brains and Saving Futures (PBSF), que tem o objetivo de utilizar tecnologia e inteligência para prevenção de lesões cerebrais em bebês em ampla escala e também compartilhar conhecimento sobre cuidados para bebês com risco de lesão cerebral. “Nossa missão é reduzir a zero o número de crianças com deficiências evitáveis no mundo”, destacou.
Em visita à escola, Gabriel destacou lembranças especiais: “Grandes amigos, professores e ensinamentos que levarei para toda a minha vida. Lembro dos professores, aulas, provas, recreios, viagens com monitores, treinos de basquete! Lembro também de todo o apoio que tive do colégio quando, no 3º ano do Ensino Médio, participei da Olimpíada Brasileira de Física e tive a honra de ser premiado com uma medalha entre os primeiros lugares”.