30/06/2022
História, Geografia e Inglês: alunos participam de Escape Room com a missão de solucionar enigmas e evitar a recolonização da América
Os alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna foram provocados a livrar a América da "Recolonização"! A dinâmica proposta seguiu a lógica de jogos de "Escape Room" e, no caso, os aventureiros e aventureiras tinham como missão solucionar enigmas baseados nos conhecimentos construídos no Ciclo 2, em História e Geografia, para livrar a América da ameaça da recolonização europeia.
As equipes receberam um jornal, o "Metaverso News", para despertar o engajamento nos desafios. Ao longo das três primeiras aulas do dia 13 de junho, as equipes empenharam-se em salvar a América com comprometimento e bastante envolvimento.
Após essa vivência conjunta, na aula de Inglês com o currículo da Fieldwork Education, foi realizado o fechamento, o Exit Point, com uma reflexão sobre as causas e consequências dos temas trabalhados.
A atividade foi conduzida pelas professoras Elisa Parmejane, de Geografia, Gisele Nogueira, de História, e Sonia Leites, de Inglês, que destacaram que a Big Idea do tema trabalho foi Every individual thing is affected by other things (Todo indivíduo é afetado por outras coisas), trazendo a reflexão de que cada pessoa é resultado de uma construção sócio-histórica e muda a partir das relações que estabelece.
Alunos participam de Escape Room