23/08/2021
Laboratório de Física: conhecimento, experimentação, ludicidade e saúde mental
O professor de Física, Roberto Castro, apresentou aos alunos da 2ª série do Ensino Médio uma nova proposta de experimento sobre o conceito de ‘momento de uma força’ no laboratório de Física.
Com materiais simples e de baixo custo, o professor criou uma situação em que os alunos precisavam manter equilibrada uma tábua de madeira sobre uma bolinha de pingue-pongue. Algumas pecinhas, de diferentes formas e massas, ocupavam posições diferentes para garantir o equilíbrio inicial. O experimento aconteceu na forma de jogo, em que os alunos se alternaram retirando as pecinhas da tábua, tentando restabelecer o equilíbrio estático. Ganhava a dupla que conseguisse tirar mais pecinhas da tábua antes que ela desabasse.
Alunos da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Granja Vianna
Os alunos puderam compreender, por meio do jogo-experimentação, a importância do ponto de apoio e da distância de aplicação das forças no conceito do ‘momento’ num ambiente que permite movimentos em três dimensões.
A atividade combinou conhecimento, experimentação e ludicidade, além de trabalhar com a saúde mental dos nossos alunos, que puderam novamente, estreitar seus laços de amizade e companheirismo depois de tanto tempo isolados.
Alunos da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Higienópolis