16/06/2021
Em atividade gamificada, alunos discutem aspectos históricos, relacionando cultura e arqueologia
Os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna, durante as aulas de História, estudaram sobre os astecas, maias, incas e indígenas do Brasil e, por meio de desafios organizados em uma plataforma de gamificação, aprofundaram as pesquisas sobre os povos da América.
Segundo a professora de História, Laila Antunes, a atividade possibilitou o aprofundamento dos alunos nos temas estudados de forma interativa e divertida em ambiente híbrido, trabalhando em equipes com alguns alunos no modelo presencial e outros no remoto.
Os alunos assistiram ao trailer do filme “Indiana Jones” e discutiram sobre o papel do arqueólogo, as semelhanças e diferenças entre a produção científica no mundo real e na ficção. Na sequência, acompanharam “Indiana Jones por uma aventura na América” e, juntos, desvendaram vestígios arqueológicos como ruínas, pirâmides astecas, vestuários inca, instrumentos de guerra, aprenderam sobre técnicas de contagem e escrita, entre outros aspectos.
“As missões envolviam leitura e produção escrita, além do envio de fotos e vídeos. A cada missão dentro do jogo, os alunos ficavam mais próximos de ajudar Indiana Jones a fugir das cobras, grande medo do personagem, e de atingir seu objetivo”, explicou a professora.
Os alunos se envolveram de forma autônoma e colaborativa e discutiram aspectos históricos, relacionando cultura e arqueologia.