28/05/2021
Espanhol: alunos unem prática comunicativa, cultura e interação
Durante as aulas de Espanhol do 6° ano do Ensino Fundamental, para praticar o vocabulário relacionado à descrição física em espanhol e os verbos usados nestas situações, os alunos descreveram seus personagens favoritos e compartilharam suas produções no Padlet.
Confira a atividade.
“Os diversos jogos, murais virtuais, ferramentas de gamificação e música, além de promoverem a interação, também aproximam os alunos da cultura hispânica e os inserem em uma perspectiva linguística comunicativa. Assim, tudo que os alunos aprendem é usado de maneira prática, em uma situação real que os faz ver sentido no que aprenderam”, destacou a professora Jenifer Ianof de La Fuente.
Na atividade, para que os alunos praticassem os verbos no presente, sistematizassem as regras de conjugação, praticassem a leitura, a interpretação de texto e a compreensão auditiva, foram utilizadas músicas colombianas. Primeiramente, a turma escutou a música “Inevitable”, de Shakira, e completou a letra por meio da ferramenta LyricsTraining, em que os alunos obtêm pontos de acordo com seu desempenho e seu tempo. Durante a atividade, os alunos conversaram sobre a cantora e seu país de origem. Em seguida, em pequenos grupos realizados pelo Meet, discutiram questões sobre a música, as enunciações do eu lírico, os verbos, as terminações dos verbos e as palavras usadas. Para finalizar, todos compartilharam suas impressões e reflexões.
“Dessa forma, os alunos puderam perceber as regras de conjugação que já vinham usando desde o começo do ano de uma maneira diferente, pois muitos alunos ficavam na dúvida se sabiam ou não, e perceberam que já sabiam. Foi muito interessante!”, destacou a professora.
Na aula seguinte, os alunos foram convidados a fazer três confissões, como na música estudada, e postá-las no Padlet sem o nome. Depois, todos tentaram descobrir de quem eram as publicações com as revelações. “Foi muito divertido e significativo, além de desenvolver trabalho em equipe, pensamento crítico, inferência, interação, interpretação de texto e prática escrita”, segundo a professora.
Veja alguns trabalhos:
https://es.padlet.com/crblinguasestrangeiras/m0b8k45qpnxli6e8
https://es.padlet.com/crblinguasestrangeiras/m0b8k45qpnxli6e8
https://es.padlet.com/crblinguasestrangeiras/lix4in2affh97vwp