30/04/2021
Desenvolvimento Infantil: movimentos e cooperação
Movimentos como levantar, segurar, pular, subir, descer e rastejar acontecem como num passe de mágica, associados à imaginação da criança. Assim, os alunos desenvolvem habilidades significativas nesta fase do desenvolvimento infantil.
Nas séries iniciais da Educação Infantil, o trabalho de desenvolvimento motor se dá, também, por meio de brincadeiras livres e em momentos diversos. Assim, as crianças aprendem a deslocar o corpo no espaço, orientadas por noções como em frente, para trás, no alto, embaixo, dentro, fora; explorar formas de deslocamento no espaço, como pular, saltar e dançar, combinando movimentos e seguindo orientações; além de contribuírem para o sucesso dos colegas no desenvolvimento das atividades livres com o corpo.
Na Unidade Higienópolis, os alunos do Infantil 2 e do Infantil 3 exploram livremente possibilidades de movimentos, no momento de recreação em locais variados, como parque, quadra e varanda. Assim, mostram que podem alcançar lugares, correr, pular, manusear objetos de diferentes formas e percebem o sucesso de suas conquistas motoras.
Na Unidade Granja Vianna, durante uma brincadeira simbólica, de imitação de uma aranha, as crianças do Infantil 2 tiveram a possibilidade de explorar e vivenciar movimentos e gestos, experimentaram diferentes modos de ocupação e uso do espaço, com seu próprio corpo, arriscando-se para identificar suas potencialidades e limites.
Corpo em movimento