13/08/2020
Cotidiáfonos: os sons do cotidiano
Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das unidades Higienópolis e Granja Vianna, durante as aulas de Música, realizaram a exploração sonora com objetos do cotidiano e construíram seus próprios “Cotidiáfonos”.
Os alunos puderam perceber diferentes timbres, pesquisar sons dos objetos e materiais de uso cotidiano e confeccionar instrumentos sonoros a partir dos objetos pesquisados. Na sequência, criaram os seus próprios instrumentos musicais denominados “Cotidiáfonos”.
“O termo “cotidiáfono” é utilizado por Akoschky para designar instrumentos sonoros construídos com objetos e materiais de uso cotidiano, que produzem sons mediante simples mecanismos de execução. Alguns cotidiáfonos tem formas originais e outros se assemelham a instrumentos existentes”, contaram os professores.
Cotidiáfonos, aluno da Unidade Higienópolis
Pesquisando os sons dos objetos que tinham em suas casas, os alunos descobriram diversos timbres diferentes, criando sons e acompanhando músicas de um jeito muito divertido. Além de criar seus instrumentos sonoros com formas e nomes livres, eles os classificaram por meio dos parâmetros sonoros: sons graves, agudos, curtos, longos, fortes e fracos. Para finalizar conheceram composições do álbum “Cuadros Sonoros” da educadora, Judith Ackoshky.
“Esta atividade resultou em respostas criativas dos alunos para as práticas musicais. Além disto, por meio destes objetos cotidianos, foi possível promover uma rica experiência de exploração sonora além de abordar uma série de conteúdos musicais tais como timbre, altura, duração, ritmo, entre outros.”, finalizaram os professores.
Cotidiáfonos, aluno da Unidade Granja Vianna