05/08/2020
A exploração das quadrinhas no processo de alfabetização
Os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna estão vivendo um momento muito importante e inesquecível, tanto em sua vida escolar como na vida pessoal, o processo de Alfabetização.
Segundo as professoras, durante o processo de aquisição da leitura e da escrita, a ampliação de repertório cultural é um aspecto fundamental no contexto escolar e, como parte importante desse momento, a exploração de quadrinhas, também chamadas de trovas, confere um aspecto lúdico ao trabalho proposto, por meio da recitação de seus versos, da brincadeira com a sonoridade das palavras e das reflexões surgidas a partir dos diversos temas que abordam.
As quadrinhas ou trovas são compostas por quatro versos e, tendo sempre a rima presente, trazem uma estrutura de fácil memorização, o que favorece o trabalho de reflexão sobre o sistema alfabético e a produção escrita das crianças no início da alfabetização.
Os objetivos dessa atividade foram: a ampliação de repertório cultural por meio do resgate de textos de tradição oral; desenvolvimento da consciência fonológica, por meio das rimas e o favorecimento do trabalho de escrita de textos de memória.
Aluno com sua atividade durante a aula
Confira alguns exemplos de trovas trabalhadas com as crianças:
Plantei um abacateiro
Para comer abacate,
Mas não sei o que plantar
Para comer chocolate!
Fui andando por um caminho
Encontrei uma coruja:
Pisei no rabo dela
Me chamou de cara suja!