Loading...
03/08/2020

1° lugar em Cotia no Enem, Colégio Rio Branco alia preparação e acolhimento

Ao longo dos anos, a Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco tem se destacado em resultados de vestibulares, nacionais e internacionais, e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre a edição 2019 da prova, o colégio se consolidou como primeiro no município de Cotia e uma das 33 melhores escolas do estado de São Paulo.

Com notas acima da média nas áreas de Ciência da Natureza, Linguagem, Ciências Humanas, Matemática, além de redação, todo o trabalho realizado ao longo do Ensino Médio, no Colégio Rio Branco baseia-se em foco, personalização, escuta e preparação.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Estudos Internacionais e do Pré-Universitário da Unidade Granja Vianna, Renata Condi, o estudo e prática para vestibulares são agrupados com base em indicadores e matrizes de referência nacionais e internacionais, sem deixar de lado aspectos socioemocionais e culturais de relevância para a formação de um aluno ético, solidário e competente.

Na 3ª série do Ensino Médio, há a revisão de conteúdos estudados intercalada com novos conteúdos e a aplicação de simulados externos, cujos resultados são utilizados na elaboração de planos de estudos individualizados com foco no desenvolvimento e na melhoria a partir do desempenho obtido.


A aluna surda Amanda foi destaque entre os melhores

Os alunos também contam com apoio e aulas eletivas, nas quais têm a oportunidade de aprimorar e aprofundar conhecimentos, seja de forma interdisciplinar ou em assuntos específicos, como Física Moderna e Física Quântica.

“Contamos com um projeto de redação em que os alunos praticam a escrita e recebem devolutivas individuais, a partir de critérios de correção oficiais do Enem e de grandes vestibulares. A execução de propostas ao longo do ano, dentro de temáticas interdisciplinares, tem promovido bons resultados”, explica.

Mesmo com toda a demanda que envolve a última etapa do Ensino Médio, os estudantes participam de ações culturais e esportivas do colégio, como forma de aplicarem conhecimentos e desenvolverem competências socioemocionais importantes para lidar não apenas com as experiências de grandes vestibulares, mas também com a vida fora da escola.

A instituição também prioriza o trabalho de inclusão e o acolhimento à diversidade. Os estudantes surdos Amanda Yumi Mikami e Gabriel Hagui dos Santos, por exemplo, foram dois importantes destaques no Enem e vestibulares: Amanda garantiu vaga no curso de Administração na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com aprovação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Gabriel ingressou no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Sobre a importância do primeiro lugar no município de Cotia, Renata Condi define “a excelente posição parece mostrar que o caminho escolhido a partir de nossa identidade - de foco, personalização, desenvolvimento de autonomia, interdisciplinaridade e utilização de indicadores externos - gera resultados.

Nossos alunos de 2019 foram aprovados em excelentes universidades e a média do colégio inspira os formandos de 2020 a buscarem mais. Os estudantes sentem segurança no que oferecemos e percebem que o esforço vale a pena”.


O aluno surdo Gabriel foi destaque entre os melhores