Loading...
10/03/2020

Rio Branco comemora o Mês de Meninas e Mulheres na Ciência

O Colégio Rio Branco, durante o mês de março, comemora o Mês de Meninas e Mulheres na Ciência, na Unidade Higienópolis, com atividades, roda de conversa com convidadas especiais, oficinas e uma exposição chamada “Vamos falar de mulheres na Ciência?”.

Essa comemoração foi pensada e elaborada pela professora de Física Rafaela Felix, com a colaboração dos professores e da equipe da Biblioteca, e faz parte dos objetivos da Unesco para o desenvolvimento sustentável, contemplando o ODS 5 - Igualdade de Gênero.

A exposição “Vamos falar de mulheres na Ciência?”. É resultado de um trabalho realizado com muito cuidado e em conjunto, com a curadoria de títulos de livros sobre mulheres incríveis, suas vidas e obras, que disponíveis na Biblioteca do colégio. Cartazes sobre as pesquisas e trabalhos de cientistas brasileiras e de outros países também destacam esse legado. Artigos e reportagens sobre mulheres inspiradoras de várias áreas e especialidades também integram a exposição. Todo esse material foi carinhosamente organizado na mostra que está acontecendo na Biblioteca da Unidade Higienópolis.


Roda de conversa com convidadas especiais

No dia 05 de março, a comemoração contou com uma roda de conversa com as convidadas, especialistas e profissionais STEM, Diana Ribas, ex-aluna riobranquina e bióloga, Vanessa Me Tonini, instrutora, pesquisadora e desenvolvedora de software, e Mirian Castejon Molina, pesquisadora em Astrofísica Extragaláctica.

"A participação dos alunos foi maravilhosa! As falas e as perguntas que surgiram na Roda de Conversa foram acima das expectativas”, destacou a professora Rafaela.

Para engajar as meninas em atividades científicas, foram preparadas duas oficinas especiais: Preparação de Perfumes e Buracos Negros. As oficinas tiveram o apoio e orientação da professora de Química, Patrícia Andrade, e dos técnicos de Laboratório, Quintiliano e Roni.

“O projeto foi pensado de forma a colaborar com a sensibilização, não só dos nossos alunos e alunas, mas de toda comunidade do colégio em torno do papel da mulher na sociedade e do trabalho feito por pesquisadoras no Brasil e no mundo. E, mais que incentivar as meninas para as carreiras científicas, fomentar o sentimento de que elas podem ser o que elas quiserem”, explicou a professora.


Mês de Meninas e Mulheres na Ciência