19/07/2019
As amizades e o desenvolvimento das crianças
Por Ana Claudia Crivellaro
Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I
“Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração…” já dizia Milton Nascimento na música Canção da América, lançada em 1979. Então, que sentimento é esse que deve ser guardado tão bem, dentro do coração?
Sim, é ela, a amizade! Muito embora saibamos que a sociedade atual e o contexto histórico em que vivemos têm promovido um certo distanciamento nas relações humanas, assim como os adultos, muitas crianças também estão deixando de criar vínculos e de manter amizades que são fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual e afetivo.
Desde o nascimento, a criança já está inserida no meio social. Somos seres sociáveis porque a família é a primeira instituição que estabelece os primeiros vínculos, ora pelo toque dos pais, dos irmãos, ora pela interação com os brinquedos. Porém, a referência em ter amigos surge por volta dos sete anos, quando a criança começa a se desprender de seus sentimentos e opiniões, deixa de ser egocêntrica e passa a perceber a existência do outro; ao longo do seu desenvolvimento, surgirão diferentes maneiras de interação.
Sabemos que o mundo está repleto de diferenças e que precisamos respeitá-las para um convívio harmonioso em sociedade. A escola é um espaço privilegiado para direcionar caminhos, mostrar diferenças, criar vínculos, respeitar a individualidade de cada um e proporcionar momentos de reflexão sob as diferentes opiniões.
Dia do Amigo
Faz-se necessário o envolvimento dos alunos no trabalho em equipe para que possam também conhecer outras culturas e criar laços de confiança. É preciso ensinar para as crianças as habilidades não-cognitivas, ou seja, trabalhar a inteligência emocional com foco na empatia, resiliência, respeito, solidariedade, resolução de problemas e autocontrole.
Assim, as crianças irão valorizar o verdadeiro significado da amizade que, de certa forma, contribuirá para o desenvolvimento saudável tanto no aspecto intelectual como no afetivo.
Vale lembrar que a família também tem papel importante na valorização das amizades dos filhos. Para que a criança aprenda ser uma boa amiga os pais precisam reforçar os valores que são ensinados dentro do contexto familiar e integrá-los em sua rotina. Propiciar encontros fora da escola, como: passear em parques, andar de bicicleta, ir ao cinema, passar uma tarde na casa de algum amigo. Assim, as crianças terão a oportunidade do convívio fora da escola e de estreitar os laços de amizade também entre as famílias.
Valorizar a amizade significa criar na criança vínculos emocionais saudáveis e felizes para que se mantenham até a vida adulta e que, com certeza, farão a diferença.