Programa Internacional Rio Branco

Como evolução de seu projeto pedagógico, o Rio Branco aprimora o modelo de ensino de língua inglesa, integrando ao currículo brasileiro um currículo internacional, possibilitando a formação de alunos com uma visão intercultural, aberta à diversidade e com mais mobilidade social e acadêmica, e acolhendo a diversidade de projetos de vida dos alunos e de suas famílias.

Com início em 2022, o Programa Internacional Rio Branco tem foco na formação plurilíngue e multicultural, para que crianças e jovens ampliem o repertório em línguas e sejam cidadãos capazes de compreender e atuar, de maneira ética e competente, num mundo globalizado.

Escola plurilíngue

Acreditamos que a escola plurilíngue oferece condições, por meio da valorização do papel das línguas (Português, Inglês, Espanhol e Libras), para que crianças e jovens ampliem seu repertório cultural a partir dos idiomas e desenvolvam competências linguísticas e interculturais com possibilidades de atuação em um mundo complexo e conectado.

No Rio Branco, alunos de todas as idades têm oportunidades autênticas de vivenciar os idiomas, por meio de textos (orais, escritos, visuais) que apresentam os aspectos sociais, históricos e culturais de determinadas comunidades linguísticas.

Currículo internacional

O Programa Internacional Rio Branco integra, ao projeto pedagógico da escola, o currículo brasileiro e o currículo internacional a partir da parceria com a FieldWork Education, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e com a Rosedale Academy, para o Ensino Médio.

No modelo de carga horária estendida em língua adicional, no período regular, os alunos participam de aulas de Language Arts, em que são aprendidos os aspectos textuais, linguísticos e comunicativos do idioma, além de aulas de outros componentes curriculares ministrados em inglês.

Para o período complementar, o Programa Internacional Rio Branco oferece, ainda, o período integral, da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, o Middle School e Eletivas, para o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, o High School para o 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, todos com currículo internacional, além de eletivas para a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio.

Currículos brasileiro e internacional

Período Regular e Complementar (opcional)

International Early Years Curriculum (IEYC)

O International Early Years Curriculum (IEYC) para crianças de 2 a 5 anos é baseado em pesquisas que reconhecem as melhores práticas internacionais na educação da primeira infância e as necessidades de desenvolvimento dessa faixa etária. Oferece suporte às áreas estruturantes de aprendizagem por meio de investigação holística e abordagens lúdicas, abrangendo todas as dimensões do desenvolvimento integral do aluno.

» Educação Infantil
Internati<strong>onal Primary Curriculum (IPC)

O International Primary Curriculum (IPC) oferece, a partir de uma visão integral do desenvolvimento das crianças de 5 a 11 anos, experiências acadêmicas, pessoais e sociais que preparam os alunos para oportunidades e desafios presentes e futuros, favorecendo a compreensão do mundo sob diferentes perspectivas.

» 1º ao 6º ano do
Ensino Fundamental
International Middle Years Curriculum (IMYC)

O International Middle Years Curriculum (IMYC) para alunos de 11 a 14 anos está pautado nas atuais teorias de aprendizagem, com subsídios da neurociência. O currículo aborda temas de relevância global, para ampliar o repertório dos alunos. A partir da construção do conhecimento, os alunos estarão comprometidos com ações para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

» 7º ao 9º ano do
Ensino Fundamental
Global High School Program

Global High School Program

O Global High School Program, desenvolvido em parceria com a Rosedale Academy, do Canadá, oferece a dupla diplomação, com a certificação Ontario Secondary School Diploma (OSSD), reconhecida globalmente e aceita por universidades internacionais de destaque.

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio de 2022 têm a oportunidade de integrar uma variedade de cursos projetados para ampliar o repertório em diversos assuntos, para melhorar a proficiência no idioma inglês e para favorecer o desenvolvimento das chamadas competências de alto nível cognitivo (High Order Thinking Skills - HOTS).

Até 2024, o programa contemplará todo o Ensino Médio.

» 9º ano do EF e
1ª série EM (2022)
Eletivas Rosedale

Eletivas 2022

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de 2022 poderão complementar o currículo acadêmico com eletivas também desenvolvidas em parceria com a Rosedale Academy.

As eletivas são multietárias, permitindo maior integração entre os alunos das diferentes séries, e oferecem certificação de participação. Ampliam as oportunidades de aprimoramento na língua inglesa e favorecem o aprofundamento do repertório em temas da atualidade, mas não oferecem a dupla diplomação Brasil-Canadá, que é exclusiva do Global High School (GHS).

» Eletivas 2022
para 9º ano EF e Ensino Médio

Nossos parceiros

Fieldwork Education

Fieldwork Education

Fieldwork Education

A Fieldwork Education fornece, para escolas em mais de 90 países, um currículo internacional, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e formação profissional aos educadores.

Diferenciais do currículo internacional da FieldWork Education:

  • Objetivos de aprendizagem pessoais, internacionais e disciplinares com foco no aluno.
  • Pedagogias ativas baseadas na neurociência, que compreendem o aluno ativo, co-construtor de sua aprendizagem, capaz de conexões entre aprendizagens prévias e novas.
  • Metodologia que apoia a aprendizagem dos alunos em suas necessidades.
  • Alunos globalmente competentes, comprometidos com a formação de comunidades locais e globais, que impactem positivamente na sociedade.
  • Conhecimento, habilidades e compreensão construídos, desenvolvidos e e avaliados de formas distintas.
  • Aprendizagem conectada entre experiências prévias e a construção de novos conhecimentos.
  • Avaliação como recurso para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.
Rosedale

Rosedale Academy

A Rosedale Academy é uma escola de Ensino Médio internacional de Toronto, Canadá, registrada no Ministério da Educação de Ontário e autorizada a emitir o Ontario Secondary School Diploma (OSSD), estando presente em mais de 52 instituições localizadas em vários países do mundo.

Diferenciais do currículo internacional da Rosedale Academy:

  • A dupla diplomação garante um ensino bilíngue de excelência com a certificação OSSD, reconhecida globalmente, de forma integrada ao currículo brasileiro.
  • Certificação aceita por universidades internacionais de destaque.
  • Oferece uma variedade de cursos projetados para a ampliação de repertórios em diversos assuntos e para melhorar a proficiência no idioma inglês.
  • Currículo com flexibilidade para atender as demandas no Novo Ensino Médio brasileiro.
  • Desenvolvimento profissional docente de excelência.

Departamento de Estudo Internacionais

Como parte da proposta, o Colégio Rio Branco conta com um Departamento de Estudos Internacionais, que oferece consultoria individualizada aos alunos que pretendem realizar o ensino superior em outros países, organiza intercâmbios de curta duração, estabelece parcerias e promove as certificações.

» Conheça o Departamento de Estudos Internacionais Rio Branco.