O Colégio Rio Branco, em parceria com a Diálogos Embalados, promoveu um encontro online para o compartilhamento de práticas educacionais transformadoras e significativas, no dia 30 de março.
Educadores de todo o país puderam participar do bate-papo, conduzido pelas profissionais do Colégio: Ana Paula Piti, coordenadora de projetos; Carolina Sperandio, coordenadora pedagógica; e Paola Salimen, coordenadora de língua inglesa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Confira o evento na íntegra!
Quem vive o cotidiano escolar tem muitas histórias para contar. Não existe um dia igual ao outro, não existem receitas prontas para lidar com os desafios que se apresentam e, mesmo que se tenha muita experiência pessoal, profissional e institucional, há sempre novas situações para serem experimentadas e superadas. Nós, educadores, dizemos que, longe do tédio, escola é um espaço de muitas emoções!
Leia maisO compartilhamento de práticas entre os educadores acontece em diversas oportunidades e como parte da rotina da escola. Além das reuniões semanais entre as equipes, os profissionais encontram apoio e estímulo para a troca de vivências bem-sucedidas.
Dentre as iniciativas, estão os eventos semestrais de apresentação de inúmeras iniciativas entre professores de todos os segmentos, chamados de CompartilhaShow. Nessas ocasiões, o corpo docente amplia o repertório entre seus pares. Muitas vezes, educadores de escolas parceiras integram esses momentos com ouvintes, ampliando a rede de formação.
O incentivo à troca de ideias, de metodologias aplicadas e de ferramentas para as aulas online levou à criação de uma rede de apoio para que as novas práticas fossem incorporadas por cada vez mais pessoas. Assim foi criado o Pipocando Ideias, que mais do que um repositório de conteúdo no Google Classroom, pode ser entendido como um ‘berçário de ideias’.
Para ampliar a troca de vivências para além da escola, o Colégio Ro Branco desenvolve um blog em que, além de temas de interesse para pais e mães, são postados artigos e reflexões de educador para educador. Esse espaço, aberto para a discussão de temáticas atuais, alcança o Blog dos Colégios no Estadão.
Conheça o Blog do Rio Branco: www.crb.g12.br/Blog
Confira os textos de Educador para Educador
Desde 2017, o Colégio Rio Branco reúne educadores de todos os segmentos para relatarem suas práticas pedagógicas exitosas, por meio da publicação de livros. A iniciativa estimula a troca de experiências e a inovação, além de valorizar os talentos.
"Inovação curricular não é algo de valor positivo a priori. Tem sentido quando é colocada a serviço da essência do que seja a escola e seu currículo, com seus propósitos éticos, estéticos e políticos, na sua dimensão civilizatória. Somente então, transforma-se numa bela empreitada", destaca Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco.
O Ciclo 4 no Rio Branco
Desde 2019, no lugar de uma divisão por bimestres, o Colégio Rio Branco oferece quatro ciclos de aprendizagem sendo os três primeiros dedicados ao conteúdo previsto para cada série. No último ciclo, com duração de 1 mês, os alunos passam a fazer projetos em grupos. Como parte do projeto pedagógico, o Ciclo 4, ou Ciclo Síntese, alinha-se ao desenvolvimento de competências expressas no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos valores e concepções da UNESCO.
Trabalhando em equipes e por projetos, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco na resolução de problemas, utilizam múltiplas habilidades para estabelecer conexão entre os conhecimentos e a relação autêntica com temas da atualidade. As produções são fruto de estudo, pesquisa, reflexão, discussão, análise, proposição de caminhos para problemas reais e, sobretudo, para a construção de uma sociedade sustentável.
Sem aulas expositivas ou provas finais, eles fecham o ano dedicando-se a trabalhos ligados à sustentabilidade, direitos humanos e outros conteúdos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030 da ONU, Organização das Nações Unidas.
Como escola integrante do Programa de Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA-UNESCO), o Colégio Rio Branco está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sendo assim, os projetos visam ao desenvolvimento de competências alinhadas com esses objetivos.
O direito à educação de qualidade, a viver em um mundo mais justo em que o valor da cultura, o desenvolvimento sustentável, a paz entre as nações se tornem realidade, requer um currículo, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, voltado para essa educação em valores. Nessa perspectiva, a Educação Infantil tem como premissa o desenvolvimento... [+ Leia mais]
A turma do Infantil 4 aprecia adivinhas, parlendas e cantigas. Assim, desenvolveram brincadeiras com as palavras para inspirar as pessoas com suas produções!
Confira: Coisas que você nunca leu antes
Por meio deste projeto, as crianças do Infantil 5 se engajaram na reforma da casinha do parque! Com muita criatividade e trabalho em equipe, os alunos utilizaram materiais descartados e recicláveis para deixar o espaço mais bonito e para construir brinquedos.
Confira o Diário de bordo e o Produto final.
No Colégio Rio Branco, a diversidade dos alunos e o respeito às diferenças são valores fundamentais para o processo de aprendizagem de crianças entre 6 e 11 anos. Interação e convivência em pequenos grupos são aprendizagens... [+ Leia mais]
O desmatamento e os incêndios ameaçam a vida de nossas florestas. A arte-denúncia, O Grito da Natureza (Cry of the Nature), revela a visão infantil desta realidade, ao mesmo tempo em que apresenta o olhar da contemplação sobre a beleza das nossas riquezas naturais. A produção foi premiada pela rede coreana de escolas associadas à Unesco, a Korean National Commission for Unesco (KNCU).
Confira o vídeo: O Grito da Natureza
Os alunos do 4º ano de 2021, pensando nos colegas que estão chegando na escola como alunos novos, produziram um guia com informações importantes para ajudar a conhecer o colégio.
Confira o Diário de bordo e o Produto final.
No dia a dia do Colégio Rio Branco, a partir de experiências e vivências cuidadosamente planejadas, revelam-se múltiplos talentos e habilidades. Os alunos ampliam sua visão sobre si e o mundo e desenvolvem habilidades para que possam construir seus projetos de vida... [+ Leia mais]
6º ano (2021)
Você sabia que criança tem direitos? Em 1989, em Assembleia Geral, a ONU adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que foi assinada por 196 países. Essa convenção protege as crianças contra discriminação, maus tratos e asseguram a elas a proteção e o cuidado necessários ao seu bem-estar. No Brasil, há o Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de normas jurídicas que tem como objetivo a proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Mas, será que todas as crianças, no Brasil e no mundo, têm esses direitos realmente garantidos?
Confira: Os Direitos das Crianças
9º ano (2021)
As incoerências do mundo contemporâneo. Como entendê-las? Esse projeto é um convite à ressignificação dos nossos muros e a criação de um novo mundo.
"É importante viver a experiência da nossa própria circulação pelo mundo, não como uma metáfora, mas como fricção, poder contar uns com os outros". Ailton Krenak
Confira: A imigração dos haitianos para São Paulo e
A xenofobia na Grande São Paulo.
2ª série do Ensino Médio (2021)
Milhares de pessoas em todo o país se encontram paralisadas, pois têm fome. Milhares de pessoas todos os dias circulam pelas grandes cidades do país, num ir e vir infinito, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, abarrotadas em trens, em ônibus ou presas no trânsito. Os projetos para a 2ª série do ensino médio de 2021 propuseram pensar, refletir e agir sobre temas muito caros ao século 21: o comer e o mover.
Discutir a fome no Brasil e a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras é o desafio que foi posto.
Confira: Associação comida na mesa e Mãos solidárias.
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