22/09/2017
Educação na Finlândia: reforma curricular e valorização dos professores
Juha Lahtinen e Sisko Mällinen, educadores finlandeses da Tampere University of Applied Sciences, que ministraram o curso de desenvolvimento profissional docente “Tendências Emergentes em Educação para o Século XXI”, para 30 educadores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, falaram durante o Seminário Internacional sobre aspectos que determinam o processo de aprendizagem, o novo currículo, a importância dessa reforma para a educação e o valor do professor na Finlândia.
Os educadores enfatizaram a importância de valorizar mais o “Aprendizado” e menos o “Ensino” – a metodologia a ser usada não é o mais importante e sim como os alunos irão aprender; importar-se menos com as provas e avaliações tradicionais – a avaliação deve ser utilizada para construir o conhecimento e dar suporte ao aprendizado; ter menos controle – confiar na responsabilidade do aluno e deixa-lo livre para as descobertas.
Juha Lahtinen, educador na TAMK University
O valor dos professores e educadores finlandeses perante aos alunos, pais e sociedade foi destacado. “Nossos professores têm autonomia e são muito respeitados. Todos prezamos pela igualdade no ensino”, completaram.
A reforma no currículo também foi abordada pelos educadores. Segundo eles, as mudanças foram realizadas com foco no aprendizado do aluno. A reforma no Ensino Fundamental foi implantada com muito sucesso. Agora, eles pretendem realizar a reforma no Ensino Médio finlandês, mas enfatizaram que as mudanças acontecem devagar, passo a passo.
Sisko Mällinen, educadora na TAMK University