02/03/2016
Novos ambientes de aprendizagem: tecnologia para a educação
Pensar a educação no e para o mundo contemporâneo faz com que emerjam novas questões, novas necessidades, conceitos, desafios. Dentre esses aspectos, surge a questão do papel do ambiente físico da escola como um elemento que influencia o processo de ensino e aprendizagem.
É com este foco que o Colégio Rio Branco está alinhado às principais tendências na área e inicia o ano com novos ambientes de aprendizagem: Laboratórios de Tecnologia Aplicada, Laboratórios de Tecnologia e Multimeios, Laboratórios de Línguas e Salas de Robótica.
Enquanto espaços de aprendizagem, incorporam importantes conceitos: conectividade e compartilhamento, armazenamento na nuvem, colaboração e criatividade.
No final de 2015, a instituição estabeleceu uma importante parceria com o Google for Education, ampliando, ainda mais, esses avanços. Hoje, alunos e professores já utilizam os diversos aplicativos, como agenda, Hangouts, Drive e, especialmente, o Google Classroom, um ambiente virtual de aprendizagem.
Os novos laboratórios de tecnologia seguiram o modelo e a metodologia já aplicada anteriormente: vidros serigrafados nas paredes para o registro constante de ideias, mobiliários que permitem diversas configurações, e modernos equipamentos, como tablets, notebooks e Smart TVs.
Com novas câmeras e iluminação de Led, os Laboratórios de Tecnologias e Multimeios também foram revistos, para permitir a maior atuação dos alunos e professores no desenvolvimento dos trabalhos.
A partir da parceria com o Cel.Lep, uma das mais renomadas instituições de ensino de idiomas, o Colégio Rio Branco ganha Laboratórios de Idiomas em suas unidades.
Laboratório de Tecnologia Aplicada