01/02/2016
Encontro de planejamento aborda temas como tecnologia e inovação
Inovação em educação, desafios da docência, tecnologia educacional. Estes foram alguns dos temas discutidos durante o Encontro Riobranquino de Planejamento do Colégio Rio Branco. Realizado entre os dias 19 e 29 de janeiro, o tradicional evento reuniu professores e equipe técnica em palestras, workshops, oficinas e reuniões.
Durante a abertura, o presidente da Diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Nahid Chicani, destacou o trabalho de excelência desenvolvido pelos profissionais da escola, que contribuíram para a conquista dos resultados.
Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, deu as boas-vindas aos professores e apresentou novos projetos e profissionais da instituição. Destacando alguns princípios do Projeto Político Pedagógico, como mente aberta, estímulo ao protagonismo e respeito à diversidade, Profª Esther ressaltou a importância da prática inovadora em sala de aula, com metodologias diversificadas, tendo em vista que o processo de aprendizagem é essencialmente colaborativo.
Palestra de Adriana Martinelli
O encontro contou com a palestra “Porque inovar na educação é uma questão de fazer e não de falar”, de Adriana Martinelli, sócia da LED - Laboratório de Experimentações Didáticas. A palestrante falou aos professores sobre inovação na educação, destacando importantes conceitos e ressaltando que todo o processo de inovação parte das próprias pessoas, por meio de suas ações, como a observação, o foco, a confiança criativa, entre outras.
A pesquisadora Rosaura Soligo trouxe aos educadores riobranquinos a palestra "Desafios da docência", abordando temas como engajamento dos alunos, práticas de sala de aula, contrato didático, entre outros.
Workshop sobre diversidade em sala de aula
Dentre as diversas atividades, os professores participaram do workshop “Como lidar com a diversidade na Sala de Aula”, ministrado por Felipe Salles Neves Machado, médico psiquiatra; Patrícia Rzezak, psicóloga e doutora em psiquiatria; e Thaís Rabanéa, especialista em psicologia clínica e neuropsicologia. Os palestrantes mostraram como lidar com as especificidades no coletivo e enfatizaram a importância do trabalho em parceria entre família e escola, para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz.
Maurilio Fontanese na Oficina Google Classroom
Durante a Oficina Google Classroom, os professores tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a plataforma educacional, que, a partir desse ano, será utilizada pela instituição. A atividade foi ministrada pelo professor de Química do Colégio Rio Branco e responsável pela RedeXplica, Maurilio Fontanesi; pelos representantes da Nuvem Mestra, empresa representante da Google, que trabalha em parceria com a RedeXplica, Fernanda Alves e Bruno Tomé; e por Amanda Lechinski, do Instituto Semear.
“O encontro foi muito importante por se tratar de uma mudança de paradigma e de cultura dentro da instituição e o principal objetivo é fazer com que essas inovações cheguem aos alunos de forma a proporcionar um ambiente virtual de aprendizagem conectado, colaborativo e móvel, usado no computador, tablet, celular”, explicou Maurilio Fontanesi.
A semana de planejamento também contou com reuniões de área e oficinas sobre inclusão de surdos, cine e vídeo como ferramenta pedagógica, ensino híbrido, programação, Ciências da Natureza, entre outros temas.