SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO DA FINLÂNDIA
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Palestra abordou principais pilares da educação finlandesa
Como resultado da valorização da Educação, profundas transformações ocorreram na área ao longo da história da Finlândia, baseadas em alguns princípios norteadores. Para falar sobre os pilares da educação do país, Jaana Palojärvi, diretora do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia, ministrou a palestra "Visão geral sobre o Sistema Educacional Finlandês".
O entendimento de que a educação e o conhecimento são primordiais para o desenvolvimento da sociedade foi ressaltado por Jaana Palojärvi. Os investimentos na capacitação do professor fazem com que a profissão seja uma das mais desejadas do país. A Finlândia investe 6,8% (2012) de seu PIB na área, ocupando a 5ª posição na lista da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, dentre 65 países. No país, 98% da educação é financiada pelo estado.
De maneira eficiente, os valores investidos em educação resultam em posições de destaque alcançadas em diversas avaliações: o país alcançou o topo do ranking do exame do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development), que tem por objetivo avaliar a capacidade dos jovens no uso de seus conhecimentos, para enfrentarem os desafios da vida real.
A Finlândia ocupa, ainda, o primeiro lugar no Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais, divulgado pela Pearson, com base em três avaliações internacionais: o PISA, o documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência – TIMSS e o Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização – PIRLS, que abrangem o aprendizado de matemática, leitura e ciências durante o ciclo fundamental do 1º ao 9º ano. O país aparece em terceiro lugar no Relatório de Competitividade Global 2012-2013, baseado no Índice de Competitividade Global, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial.
Os pilares educacionais incluem, ainda: a descentralização do sistema educacional finlandês, que proporciona maior liberdade e poder para municípios e escolas; o fim da inspeção nacional das escolas e a produção de material livre; e investimento em educação vocacional de qualidade.