20/10/2015
Como se candidatar ao programa de graduação
Durante o seminário internacional “Faça o Ensino Superior na Finlândia”, Mari Koski, responsável pelo Departamento de Apoio aos Estudantes na Laurea University of Applied Sciences, falou sobre como se candidatar ao programa de graduação nas universidades de ciências aplicadas da Finlândia.
Os interessados em ingressar em uma universidade finlandesa são selecionados por meio do sistema básico de admissão, após a apresentação dos documentos, da inscrição, do preenchimento das fichas e formulários e, por fim, da realização das provas.
Há dois aspectos primordiais para o processo de admissão em uma universidade na Finlândia: o interessado deve ter um nível educacional adequado e proficiência na língua inglesa, pois todos os cursos nas universidades são ministrados em inglês.
Mari Koski falou sobre como se candidatar ao programa de graduação
O pedido de admissão, a escolha de faculdade e curso, a prova para analisar o nível de inglês e o visto são feitos em Brasília, na Embaixada da Finlândia. A aplicação da prova também é feita no Colégio Rio Branco, em São Paulo.
O ensino na Finlândia é gratuito e custeado pelo país europeu. O estudante deve pagar a taxa de admissão e os gastos de moradia e alimentação, além de apresentar um cartão de seguro saúde.
A palestrante contou, ainda, que quando o estudante é aceito em alguma universidade, ele vai receber uma carta de admissão com todas as informações necessárias. Já na Finlândia, contará com um tutor de estudos que, desde o início, o acompanha e o orienta sempre que necessário.