Com muita alegria e satisfação iniciamos nossos Encontros com a Direção. O primeiro encontro de 2014, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, nas unidades Granja Vianna e Higienópolis, abordou o tema: “Gerações Y, Z...α como educá-las?”.
Juntos, procurando compreender seu conceito atual, falamos sobre as características das gerações dos últimos 60 anos, e tratamos do espaço atual em que se encontram pais e filhos de diferentes idades.
Denominamos as gerações a partir das décadas de nascimento, conforme abaixo:
Refletimos sobre as seguintes angústias e desafios: o que esperamos para o futuro? Quais os desafios das gerações? Quais os nossos receios sobre a geração atual? E, assim, tratamos dos valores que devem ser apresentados aos jovens, tendo em vista que há diferenças entre as gerações dos pais e dos filhos.
Independente dessas questões, é claro que crianças e adolescentes precisam de adultos. Podemos nos questionar sobre a entrada que as crianças e jovens têm na tecnologia. Embora eles tenham uma enorme entrada nesse universo novo, eles também precisam de orientação dos adultos, colocando, inclusive, os limites. Existem grandes benefícios trazidos pela tecnologia: nossas crianças e jovens são protagonistas e produtoras de cultura, quando a internet é utilizada para o bem, com ética e respeito. Porém, o acesso à tecnologia não exclui todas as outras atividades, como a leitura e a descoberta de habilidades diversas.
Importante: mesmo com as diferenças entre as gerações, nós, adultos, devemos parar de falar em ‘no meu tempo...’. O momento atual é nosso também!
Na cultura ocidental, existe uma valorização exacerbada da juventude. Hoje, vemos as pessoas lutando para não envelhecer, enquanto que antigamente, os mais velhos eram os transmissores de conhecimento.
Entre todos os desafios, temos a parceria da família e da escola. Na família, formamos o indivíduo, com valores e crenças, independente das configurações que ela tenha. A família é o núcleo responsável pela educação da criança. A escola é a primeira experiência intensa coletiva e seu objetivo é formar o cidadão, com regras de um ambiente coletivo.
A essência de nosso trabalho está na intersecção entre o indivíduo e o cidadão. Na escola, o aluno aprende a ser gente, a ser cidadão.
Confira os vídeos que assistimos juntos e que contextualizam nossas discussões:
Desconectar para conectar: http://bit.ly/1d1apTw
Baby using iPad Amazing: http://bit.ly/1dIEvYT
The Who, When and What of Gen X, Y, Z & Generation Alpha: http://bit.ly/1hvn0iI
No próximo Encontro com a Direção daremos continuidade a essas discussões. Não perca!
Unidade Granja Vianna: 01/04
Unidade Higienópolis: 03/04
Até lá!