26/06/2019
Como desenvolver competências conversacionais
Um olhar para o mundo das conversas. Essa foi a proposta do Encontro com a Direção especial, que aconteceu nos dias 24 e 26 de junho, com a presença de Adriana Martinelli, fonoaudióloga e especialista em Psicopedagogia, e Luciana Martinelli, consultora e coach.
Os encontros aconteceram de forma muito interativa, levando os participantes a uma reflexão sobre como cada um age em situações de conversa, com diferentes pessoas, em seu dia a dia.
Para melhorar as conversas, segundo Luciana, é preciso aprender a enxergar o outro e fazer uma auto avaliação, a partir das perguntas: eu escuto bem? Como são minhas conversas? Como eu lido com cada tipo de conversa?

Esther Carvalho, Tatiana Martinez e as convidadas Adriana Martinelli e Luciana Martinelli
Luciana falou dos aspectos que formam a competência conversacional: as conversas públicas e privadas (pois uma impacta a outra), a fala (afirmações, declarações e juízos), as rotinas defensivas do calar (há inúmeros tipos de silêncio), a corporalidade, a gestão de promessas (como fazemos e recebemos pedidos), as emoções, os tipos de conversa e, uma das mais importantes, a escuta.
Escutar é diferente de ouvir. Ouvir está ligado à audição, escutar é perceber o outro e criar uma interpretação particular. As interpretações são diferentes por causa dos valores, do repertório, do humor do dia e de inúmeras variáveis.
A palestra ressaltou que a escuta tem um caráter ativo, pois contempla a fala e a indagação, e que saber escutar é uma competência central para relações saudáveis entre as pessoas. “O escutar é o caminho que se faz para reconhecer a existência do outro”, destacou Luciana.

Esther Carvalho, Valquíria Rodrigues e as convidadas Adriana Martinelli e Luciana Martinelli