Não deixe de ler nas férias! Selecionamos cinco obras da lista dos melhores livros infantis de 2024
Que tal aproveitar as férias para ler alguns livros com seu filho ou sua filha? Essa é uma oportunidade de explorar a imaginação das crianças, expandir o seu repertório e vocabulário e cultivar o hábito da leitura! Além disso, essa atividade pode ser compartilhada em família, aproximando pais e filhos e fortalecendo vínculos.
Neste post, selecionamos 5 obras da lista dos 30 melhores livros infantis de 2024, eleitos pela Revista Crescer, da Editora Globo. Elas são indicadas para a faixa etária dos 6 aos 8 anos. Confira!
Menino estrela
(Imagem: divulgação)
Autora: Claire A. Nivola
Editora: Baião Livros
Lá no céu, o menino estrela observa a Terra. Fica deslumbrado com os oceanos azuis e os campos verdejantes. Sua vontade de conhecer o planeta é imensa. Mas para realizar seu desejo, terá que nascer como uma criança humana. Os mais velhos alertam: vai começar do zero, aprendendo a usar o corpo e as palavras. Terá sensações diversas: sentirá alegrias, mas virão as decepções. Mesmo nestes altos e baixos, vai ser difícil retornar e deixar o que viveu por lá. Mas o menino deseja ir assim mesmo para o mundo. E se entrega ao inesperado. Será que vai dar certo?
Eu quero ser
(Imagem: divulgação)
Autores: André Letria e José Jorge Letria
Editora: Caixote
Você sabia que 16 personagens misturados podem formar outros 4.096? Esse é o número de combinações possíveis criadas pelos dois autores portugueses. As crianças podem brincar de criar personagens e frases a partir de diversas imagens e trechos contidos nas páginas, que são divididas em três partes que podem ser combinadas de diferentes maneiras. É possível escolher, por exemplo, “Eu quero ser o aroma da aurora/que transborda de ternura/ como um reflexo do sol”. Ou apenas uma das últimas frases do livro: “eu quero ser uma ideia corajosa”. O livro nasceu em 2019, para comemorar o aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1989.
Elza: a voz do milênio
(Imagem: divulgação)
Autores: Nina Rizzi e Edson Ikê
Editora: VR
Elza Soares é uma das personalidades mais importantes das artes e da música nacionais. A cantora de voz única deixou um legado de mais de seis décadas de canções interpretadas com a alma e a história de uma mulher negra e brasileira. O livro é uma biografia, que mostra a trajetória de superação de Elza para as crianças, além de discutir temas como a igualdade racial e a discriminação.
O que é um rio?
(Imagem: divulgação)
Autora: Monika Vaicenaviciene
Editora: Martins Fontes
A avó e a neta estão às margens de um rio. A menina colhe flores, a avó borda. A menina pergunta: “Vó, o que é um rio? Um rio é um fio, diz a minha avó. Ele cria padrões bonitos na superfície da terra, faz renascer campos e consciências, cria histórias e faz com que diferentes lugares, épocas e pessoas se encontrem”. O livro fala dos mistérios do rio, para além de suas curvas e do que vemos à superfície. O que será que guarda nesta história-percurso que parece nunca ter fim? As imagens são inspiradoras e o design nos oferece uma espécie de almanaque com um formato inovador.
Mandí reko - O conto de Mandí
(Imagem: divulgação)
Autores: Luã Apyká e Anna Bheatriz Nunes
Editora: Biruta
O livro apresenta um conto de tradição oral indígena, escrito em guarani (língua do autor Luã Apyká), com tradução em português. A narrativa começa com um casal de anciãos da aldeia, que suplica por um filho ao grande espírito da Lua, Djatsy. Ele atende ao pedido e envia Mandí, uma estrela que queria vir e viver na floresta. Com a sua chegada, a comunidade de seu povo viverá uma experiência transformadora e uma nova sabedoria será transmitida a todos. A história fala sobre costumes, hábitos, estrutura social e alimentar da cultura tupi-guarani.
Gostou das dicas? Vale lembrar que a biblioteca do Colégio Rio Branco tem outras indicações de livros e obras disponíveis para empréstimo!
Posts relacionados