Trabalho em grupo deve ser incentivado desde a infância

Atividades realizadas em equipe ajudam a desenvolver habilidades importantes para o mundo acadêmico e profissional

Levantamento elaborado pelo PageGroup, consultoria especializada em recrutamento de executivos, mostrou que a habilidade mais valorizada pelos líderes de grandes empresas da América Latina é o trabalho em grupo (47,5%). 

“Esse tipo de atividade ajuda os estudantes a cooperarem, a compartilharem ideias e a resolverem conflitos, além de permitir que aprendam uns com os outros”, aponta Simone Costa, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco. 

Ela explica que o trabalho em grupo desempenha um papel muito importante na formação dos estudantes ao promover o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Essas competências são contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e devem fazer parte da formação integral do aluno.

Colaboração e cooperação na escola e em casa

A coordenadora ressalta que diversas atividades de incentivo ao trabalho em grupo podem ser promovidas nas escolas, como projetos, discussões que consideram diferentes pontos de vistas, propostas para resolução de conflitos e situações que envolvem habilidades de comunicação. 

Contudo, os estímulos a propostas colaborativas também são necessários no ambiente familiar. Por exemplo, por meio de tarefas de organização, limpeza dos espaços individuais e coletivos, e brincadeiras com jogos em que participam duas ou mais pessoas.

Simone detalha como o trabalho em grupo se estabelece em cada fase do desenvolvimento da criança e do adolescente: 

  • Na primeira infância, o trabalho em grupo formal não é esperado, contudo, as relações com familiares e cuidadores vão construindo os alicerces para habilidades sociais futuras.
  • Entre 3 e 6 anos, as crianças começam a se envolver com brincadeiras e jogos cooperativos e colaborativos, e a compreender a presença do outro nas relações.
  • Entre 6 e 12 anos, o trabalho em grupo, aos poucos, se torna parte da rotina escolar e familiar, proporcionando momentos para as crianças praticarem a empatia e a colaboração de forma respeitosa e saudável.
  • A partir dos 12 anos, surgem os grupos com interesses, idade, origem ou status social semelhantes. Eles desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da identidade social dos jovens, preparando-os para ambientes mais desafiadores, como a universidade e o mundo do trabalho.

Ela salienta que, atualmente, as habilidades colaborativas e cooperativas são muito valorizadas no ambiente acadêmico e profissional. “A diversidade de pensamentos que surge do trabalho em equipe pode levar a soluções inovadoras e criativas, além de promover um ambiente saudável e mais produtivo.”

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