A família e a instituição de ensino devem agir em conjunto para proporcionar momentos de descanso e lazer
Uma rotina equilibrada na infância precisa de momentos de descanso e lazer, tanto na escola quanto em casa.
Para entender se a rotina de uma criança está saudável, o primeiro ponto é, justamente, ouvi-la. Além disso, os adultos devem observar o cenário com atenção, avaliando se há alguns sinais de cansaço, como alterações de humor, dificuldade de concentração, agressividade, insônia, entre outros.
“É claro que a criança precisa ser estimulada a estudar e a encontrar atividades que despertem talentos e interesses. Entretanto, é necessário tomar cuidado com a sobrecarga, prestando atenção aos sinais e escutando a opinião da criança sobre a rotina”, diz Maria Cristina Costa Fernandes, coordenadora do Período Integral do Colégio Rio Branco - Unidade Granja Vianna.
A importância da rotina e do descanso para as crianças
Dentro e fora da escola, ter uma rotina dá uma sensação de segurança, confiança, ordem e conforto – possibilitando o desenvolvimento da autonomia infantil. “A rotina começa como um ‘combinado’ entre os adultos e os estudantes. E, aos poucos, as crianças conseguem mapear o funcionamento do dia: hora das atividades, de brincar, da refeição, do descanso, entre outras. Dessa maneira, elas se tornam cada vez mais capazes de organizar sozinhas as tarefas ao longo do tempo disponível”, explica Maria Cristina.
Nesse contexto, a educadora ressalta que o papel dos adultos é garantir uma rotina saudável para as crianças, inserindo momentos específicos para o descanso. Na Educação Infantil, os estudantes do período integral precisam ter um momento e local destinado à sua soneca, considerando o ritmo individual. É uma forma de descansar antes de retomar as atividades, favorecendo a atenção, o comportamento e a saúde.
“Já para as crianças maiores, o desafio é encontrar um equilíbrio entre as obrigações e pausas. É importante que eles tenham ‘momentos de paradas’, nos quais poderão, entre uma atividade e outra, deitar, fechar os olhos e relaxar, escutar uma música, sentar ao lado do amigo e conversar sobre a vida, ou seja, desacelerar… para voltar às atividades com a energia renovada”, diz Maria Cristina. Além disso, deve haver um equilíbrio na escolha de atividades extras, para não sobrecarregar o estudante.
Como a escola e a família podem ajudar a construir uma rotina equilibrada para a criança
A escola e a família devem estar conectadas em busca de um mesmo objetivo: o bem-estar da criança!
Para a escola, Maria Cristina cita as seguintes ações:
- observar e respeitar os limites de cada criança - conhecer o seu aluno e trabalhar com a diversidade;
- planejar aulas dinâmicas e interessantes, inclusive fora da sala (explorar o espaço);
- favorecer o contato com a natureza;
- planejar atividades coletivas para perceberem a importância do trabalho em equipe;
- estabelecer uma rotina, considerando o tempo adequado para cada faixa etária;
- garantir tempo para brincar;
- proporcionar momentos de “roda de conversa” para que os alunos possam expor seus sentimentos e aprender a resolver conflitos, por meio do diálogo;
- dialogar com os alunos para saber o que pensam e sentem sobre a rotina.
Já a família, segundo a orientadora, deve:
- conhecer e respeitar os limites dos seus filhos;
- manter uma rotina organizada e equilibrada entre estudo e diversão (brincar);
- garantir pausas para descanso;
- respeitar o período e o ambiente do sono;
- estimular a prática de exercícios físicos e atividades como meditação e relaxamento;
- usufruir do suporte pedagógico oferecido pela escola;
- proporcionar momentos de lazer em família;
- dialogar bastante e abertamente.