Grupo de Teatro Rio Branco volta ao presencial e retoma potencial completo da prática


Os Saltimbancos, de Chico Buarque
Montagem de 2019

A professora Vanessa Bruno ressalta a importância do contato direto e físico para o exercício teatral e conta a reação positiva dos alunos com o retorno

 Dentre as muitas formas de expressão, o teatro é uma prática milenar, que, desde a Grécia Antiga, é utilizada para narrar histórias, sejam elas fictícias ou inspiradas em contos reais. A atividade evoluiu com o tempo e, a partir de 2020, teve de se adaptar à pandemia.

 O isolamento social mudou a forma que os estudantes conheciam o teatro. Enfrentando tempos complexos, as aulas passaram a ocorrer no ambiente virtual, o que trouxe obstáculos para que os alunos aproveitassem o exercício, tendo em vista que a parte física carrega um papel essencial. Com o retorno presencial, o cenário é de otimismo e bastante interação, segundo a professora e diretora do Grupo de Teatro do Colégio Rio Branco, Vanessa Bruno. 

 A importância do presencial para o teatro

O teatro é uma das (raras) atividades que persistem, de modo quase intacto, presenciais no século XXI. Não é à toa: o trabalho com o corpo e o contato olho a olho é crucial ao interagir em cena, permitindo improvisos, reações imediatas e movimentos, que contribuem muito para a construção do ato.

 “Por mais que ferramentas no Zoom tenham sido desenvolvidas para propiciar isso, é algo que conseguimos realizar 25% do que a cena presencial e a vivência presencial da aula de teatro permitem”, conta Vanessa Bruno, que precisou ministrar muitos conteúdos teóricos e exercícios individuais nos últimos dois anos.

 A necessidade do espaço coletivo

Junto com a dificuldade de estar distante dos colegas e, portanto, interagir por completo, os estudantes tinham, ainda, o desafio de interpretar no ambiente doméstico - onde a disposição dos móveis e a interferência dos familiares poderiam atrapalhar. É nesse momento que até o papel do palco é percebido.

 “O palco não é um ambiente cotidiano. Ele carrega uma intensidade, no tempo e no espaço, e onde é possível viver uma série de situações, representá-las e compreendê-las muito rapidamente. Para isso, é realmente necessário ter a presença física diante dos outros colegas, poder copiar o movimento”, ressalta a educadora.

 O retorno presencial

Em março de 2022, o Grupo de Teatro Rio Branco retomou 100% a prática presencial, com o uso de máscaras optativo e mantendo um distanciamento entre os estudantes. Mesmo com as medidas de segurança, que ainda inibem o contato físico direto, a experiência já é totalmente outra e o grupo está muito empolgado.

 “Temos conversado, inclusive, no sentido de estimular bastante o exercício físico e o aprendizado de outras linguagens, para desenvolver um corpo que ficou quase dois anos fechado, dentro das suas casas. É importante estar em movimento”, relata Vanessa, contente com o engajamento dos estudantes.

 O impacto do teatro na vida do adolescente

A prática teatral possibilita aos jovens a ampliação do repertório cultural, fundamental nessa fase. A educadora traz referências que vão muito além de peças de teatro, incluindo filmes e artistas brasileiros, a história do teatro mundial e passando por outras linguagens, como dança, cinema e artes plásticas.

 Além disso, Vanessa destaca o desenvolvimento de outras habilidades, como trabalho em equipe, maior domínio físico e a construção de mais autonomia e presença, conforme os alunos entendem o próprio corpo, a própria voz e a expressividade - seja essa oral, teórica, corporal ou artística.

Comentar