Com mudanças no currículo, o Colégio Rio Branco expande oferta de educação internacional

Em parceria com instituições do Reino Unido e do Canadá, escola amplia carga horária em inglês valorizando a formação plurilíngue no contexto multicultural

A partir de 2022, as famílias que buscam uma proposta de ensino que ofereça formação em outros idiomas poderão contar com o Colégio Rio Branco, reconhecida instituição de São Paulo com duas unidades no Estado. A escola passará a oferecer o Programa Internacional Rio Branco, da educação infantil ao ensino médio, ampliando a carga horária de inglês com a integração de um currículo internacional ao brasileiro.

De acordo com Paola Salimen, uma das coordenadoras de língua inglesa da instituição, a qualificação do projeto pedagógico responde a uma demanda crescente das famílias, que não se limita ao inglês. “Por meio do aprendizado de diversos idiomas, num contexto multicultural, amplia-se o desenvolvimento de aprendizagens e competências necessárias à formação do cidadão global. Pensando em nosso lugar na América Latina, é estratégico investir na formação plurilíngue. ”

Para isso, a escola aprimorou o modelo de ensino de idiomas, que inclui, além do português, o inglês, o espanhol e a língua brasileira de sinais (Libras), reforçando a visão pedagógica de integrar à matriz brasileira a perspectiva intercultural. Na prática, explica Paola, os componentes curriculares são os mesmos, o que muda é a abordagem. “Os pais poderão, por exemplo, ver as crianças aprendendo diferentes conteúdos em língua inglesa, ou seja, construindo conhecimento em outro idioma. ”

Embora o novo programa internacional tenha a prática de inglês como ponto central, a escola destaca que os objetivos vão muito além do domínio de um determinado idioma. “Quando começamos a estudar conteúdos escolares em outras línguas, abrimos novos pontos de vista e expandimos os olhares dos alunos para outras culturas”, afirma a coordenadora.

PARCERIAS DE GRANDE PORTE

A alteração no programa de ensino de inglês no Colégio Rio Branco ocorre com parcerias internacionais em duas frentes. O programa da educação infantil e do ensino fundamental conta com a organização britânica Fieldwork Education. Para o ensino médio, a escola apresenta o programa de dupla diplomação com o Global High School, em parceria com a Rosedale Academy, da região de Ontário, Canadá, cujo diploma, o Ontario Secondary School Diploma, é reconhecido por grandes universidades internacionais.

Para todos os programas, além da ampliação do período regular, há o período complementar, optativo, com Integral, Middle School, High School e eletivas. “A busca por um currículo internacional tem sido bastante alta, e a formação de cidadãos que possam transitar com mais mobilidade cultural e acadêmica em diferentes contextos vai muito além do idioma”, explica Paola.

DE OLHO NO APRIMORAMENTO

Quanto ao modelo curricular escolhido, a escola reforça a formação de cidadãos conectados com seus contextos local e global. “Somos uma escola brasileira, com carga horária estendida em língua adicional e com um programa internacional. Manteremos, sempre, nossa identidade e nosso projeto pedagógico, proporcionando uma formação que valoriza diferentes culturas”, afirma a coordenadora.

Para implementar as práticas de inovação curricular, além das propostas já ofertadas para as equipes, a escola vem investindo na formação de educadores com os parceiros internacionais. “Uma grande mudança está a caminho”, conclui Paola.

Comentar