Encontro com a Direção completa dois anos de parceria com as famílias

Os Encontros com a Direção do Colégio Rio Branco completaram dois anos e se estabeleceram como um importante espaço para a troca de vivências e ideias entre a família e a escola.

Nos dias 29 e 30 de outubro estivemos reunidos nas unidades Granja Vianna e Higienópolis para discutirmos, em conjunto, como podemos ampliar este projeto e estreitar, ainda mais, a relação entre os participantes.

Acreditamos que juntos podemos ter uma escola cada vez melhor. Quando pensamos em conjunto nas melhorias e em novas possibilidades, todos crescem, alunos, famílias e escola.

Para provar como o trabalho conjunto pode ser muito valioso, esse vídeo mostra um coral virtual, com pessoas das mais diversas partes do mundo, cantando juntas e a distância. Confira!

Essa ideia de união reflete as atividades do Encontro com a Direção, que têm oferecido um olhar diferenciado para a escola. Assim, no último encontro, falamos sobre muitas ações do colégio e trocamos ideias sobre elas. Confira alguns temas sobre os quais conversamos.

Canais de Atendimento: estamos trabalhando para otimizar os nossos canais de atendimento, como o “Fale Conosco”, para que possamos dar respostas rápidas e consistentes. Em agosto implantamos um novo sistema para o acompanhamento dos contatos.

Entrada e saída de alunos na Unidade Higienópolis: sabemos da necessidade da reestruturação e reorganização desse momento, e precisamos contar, também, com o bom senso dos pais na hora de deixar ou buscar os filhos. Recebemos boas sugestões, como a formação de um corredor com um profissional portando um rádio para identificar os alunos e avisar o inspetor. Estamos estudando a utilização de um aplicativo para celular chamado Filho sem Fila.

Plataforma QMágico: é capaz de oferecer dados importantes sobre a aprendizagem dos alunos, por meio desta plataforma, conseguimos acompanhar seu desempenho. Segundo o idealizador desta plataforma, Thiago Feijão, aluno do ITA e nosso parceiro, a vida virtual do Colégio Rio Branco é espetacular. Assim, cabe a nós incentivarmos essas atividades para o melhor desenvolvimento de nossas crianças e jovens. Sabemos que todo sistema pode apresentar problemas. Nesse sentido, é muito importante que sejamos informados sobre eventuais dificuldades.

Tutoria - alunos aprendendo com alunos: a aprendizagem é uma dimensão muito rica do trabalho escolar.  Alunos com bom desempenho são convidados a coordenar grupos de estudos, com o apoio da Orientação Educacional. Esse momento diferenciado de troca entre os alunos complementa as experiências conduzidas na sala de aula pelo professor. O aluno tutor estuda para poder explicar para seus amigos e esses, por sua vez, experimentam novas formas de aprender com seus colegas.

Aprofundamento: temas da atualidade já são discutidos nas atividades de Aprofundamento, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. Recebemos a proposta de trabalhar esses temas com alunos mais novos. Dentre as sugestões, recebemos uma indicação de um livro que trata o tema Política.

Boletim de notas: recebemos o pedido de inserção da média da sala para que os pais possam ter um parâmetro dos resultados de seus filhos.

Nova Matriz Curricular para 2015: o Colégio Rio Branco apresenta um conjunto de ações que visam à valorização do protagonismo dos alunos, o oferecimento das mais diversas e completas atividades e a obtenção de melhores resultados acadêmicos. A nova Matriz Curricular, a ser implantada em 2015, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, apresenta alterações significativas do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com apoio da Assessoria de Aprendizagem, Avaliação e Resultados.

Rigor acadêmico: é uma atitude coletiva entre escola, família e aluno, sem abrir mão de nosso projeto. O Colégio Rio Branco não é uma escola orientada, exclusivamente, para resultados, pois acolhe a diversidade, entendendo que alunos vivem e viverão num mundo plural, sendo, portanto, necessário que aprendam a lidar com a diversidade.

No próximo encontro daremos continuidade ao tema “Como aprimorar nossa escola”, tratando de questões pertinentes a essa nossa ação de educar. Esses temas não se esgotam, mas evoluem com nossas reflexões. Juntos, escola e família, nos tornamos melhores pessoas e melhores educadores.

Os comentários estão fechados