Biblioteca

Livros recomendados para educadores

BEM LÁ NO ALTO
GESTÃO DA SALA DE AULA
Autor(a): WEINSTEIN, Carol Simon
Editora: McGraw Hill

Esta obra é um guia abrangente para criar um ambiente de aprendizagem afetivo, organizado e produtivo. A experiência inspiradora de professores de disciplinas como química, matemática, história e geografia, em escolas de perfis demográficos variados, levanta discussões fundamentais sobre a gestão do ambiente escolar. Combinando recomendações baseadas em pesquisas com exemplos reais de instituições de ensino. ‘Gestão da sala de aula’ oferece aos professores orientações para lidar com os principais desafios da sala de aula atual, auxiliando na construção de relações qualificadas com os alunos.



BEM LÁ NO ALTO
POEMA PEDAGÓGICO
Autor(a): MAKARENKO, Anton
Editora: 34

Obra fundamental da pedagogia do século XX, narra com absoluta franqueza o dia a dia da Colônia Gorki, fundada por Makarenko, que, de 1920 a 1928, reincorporou à vida social centenas de jovens delinquentes, quase todos analfabetos e muitos com várias passagens pela polícia. "Um livro inspirado na refeitura do homem!" (M. Gorki)



BEM LÁ NO ALTO
CRIANÇAS CRISTAL
Autor(a): CAÑETE, Ingrid
Editora: BesouroLux

Segundo a obra, ‘Cristal’ é o nome dado às almas avançadas que vêm para a encarnação a fim de transmutar a feiura em beleza. Elas reconhecem sua própria divindade e demonstram as qualidades de um novo ser. O termo 'novo ser' indica que existe uma diferença, ou seja, há uma mudança de um estado competitivo para um estado de cooperação. Essas almas avançadas escolheram vir em missão voluntária para aquelas áreas em que há confusão e separação no intuito de trazer de volta qualidades que foram perdidas; tal missão pode causar experiências extremas para elas, tudo para ajudar a integrar o material e o espiritual em um estilo de vida perfeito.



BEM LÁ NO ALTO
EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
Autor(a): DARIDO, Suraya Cristina, coord.
Editora: Guanabara

Este livro é um produto absolutamente coletivo, resultado do encontro de 11 professoras e professores de Educação Física que estudam há muitos anos, abrigados pelo Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF). As autoras e os colaboradores apontam suas crenças quanto ao papel da Educação Física para a formação do cidadão que conhece parte da cultura corporal de movimento, que usufrui efetivamente dela para se beneficiar das inúmeras possibilidades advindas da prática, como melhorar a saúde, lazer, comunicar-se, enfim, tornar-se autônomo. Sugerem que em todas as práticas seja possibilitado ao aluno refletir sobre o que ele está fazendo, as finalidades, os valores e as atitudes envolvidos.



BEM LÁ NO ALTO
VENCEDORAS POR OPÇÃO
Autor(a): COLLINS, Jim
Editora: Alta Books

Jim Collins lança mais um trabalho inovador e pergunta: Por que algumas empresas prosperam na incerteza, até mesmo no caos, e outras não? Com base em nove anos de pesquisas, Collins e seu colega Morten Hansen enumeram os princípios necessários para construir uma empresa de sucesso em tempos imprevisíveis, focando não apenas o desempenho, mas também os cenários instáveis que os líderes de hoje enfrentam. Foram estudadas companhias que alcançaram o sucesso em cenários caracterizados por mudanças bruscas que os gestores não podiam prever nem controlar. Os pesquisadores compararam essas empresas com um conjunto formado por organizações que não tiveram o mesmo sucesso em cenários muito semelhantes. Os estudos apresentaram resultados surpreendentes: Os líderes destas empresas não assumiram mais riscos nem foram mais visionários ou mais criativos; foram, sim, mais disciplinados, empíricos e paranoicos.



BEM LÁ NO ALTO
SAPIENS: UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Autor(a): HARARI, Yuval Noah
Editora: LP&M

O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a Pré-história até o presente, mas em vez de apenas 'inventariar' os fatos históricos, ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes.



BEM LÁ NO ALTO
HOMO DEUS
Autor(a): HARARI, Yuval Noah
Editora: Companhia das Letras

O futuro visto por um dos grandes pensadores da atualidade: isto é Homo Deus. Neste Homo Deus: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.



BEM LÁ NO ALTO
PLANEJANDO O TRABALHO EM GRUPO: ESTRATÉGIAS PARA SALAS DE AULA HETEROGÊNEAS
Autor(a): COHEN, Elizabeth G.
Editora: Artmed

Com base em anos de pesquisa e experiência docente, a nova edição deste popular livro traz atualizações importantes sobre como aplicar com sucesso a aprendizagem cooperativa, de modo a construir salas de aula equitativas. Esta edição inclui as descobertas das mais recentes pesquisas sobre o que torna uma tarefa adequada para grupos, mostra como o trabalho em equipe contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, e como os professores podem organizar suas salas de aula para que todos participem ativamente.



BEM LÁ NO ALTO
EDUCANDO NO SÉCULO XXI
Autor(a): CARVALHO, Esther
Editora: CLA

Educando no século XXI é uma coletânea de artigos com reflexões e posicionamentos em relação aos desafios de educar na contemporaneidade. A educadora Esther Carvalho trata de temas como políticas públicas ligadas à educação, a construção do currículo escolar, a relação entre escola e família, os movimentos de organização da sociedade civil voltados para a melhoria da qualidade da educação, as demandas do século XXI e a adaptação das escolas a elas, assim como experiências nacionais e internacionais bem sucedidas em educação. A pergunta que se coloca é: que escola vamos oferecer às próximas gerações?



BEM LÁ NO ALTO
INOVAR NO INTERIOR DA ESCOLA
Autor(a): THURLER, Monica Gather
Editora: Artmed

As características das escolas consideradas eficientes incluem abertura para mudanças na busca incessante de melhores respostas aos problemas dos alunos, dos pais e dos professores. Essas escolas não podem mais ser exceções - fazer os sistemas educacionais evoluírem para se tornarem verdadeiros serviços públicos, que permitam que todos os alunos alcancem bons resultados, é hoje uma necessidade e um desafio. Baseada em correntes teóricas contemporâneas, bem como em experiências desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos, este livro propõe importantes estratégias para aumentar o potencial de inovação das escolas, enfocando a organização do trabalho, as relações profissionais, a cultura e a identidade coletiva, o modo de exercício do poder, a abertura para comunidade, entre outras.



BEM LÁ NO ALTO
PROJETOS PEDAGÓGICOS DINÂMICOS
Autor(a): FONTE, Paty
Editora: WAK

O livro busca reunir assuntos pedagógicos contemporâneos, por meio de relatos da história de vida da autora, de projetos didáticos e pedagógicos, de mensagens e pesquisas. No término de cada artigo, são lançadas questões que procuram a motivação e a reflexão dos professores a respeito de sua práxis pedagógica. Os projetos contêm sugestões de atividades que podem servir como material de apoio aos profissionais da área de Educação no momento de planejar aulas.



BEM LÁ NO ALTO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO
Autor(a): LUCKESI, Cipriano Carlos
Editora: Cortez

Aos que se preparam para atuar profissionalmente como educadores nas instituições escolares de nosso país e do exterior, assim como aos que já trabalham como educadores, o presente livro oferece subsídios para melhor compreender o ato de avaliar a aprendizagem dos nossos alunos e, dessa forma, orientar uma prática mais adequada às suas finalidades. No decorrer de suas páginas há um movimento constante entre a denúncia de uma situação inadequada e o anúncio de novas possibilidades, uma dialética entre a desconstrução e a reconstrução de conceitos e modos de agir. O desejo implícito, presente neste texto, é de que nós, educadores, nos aproximemos cada vez mais da possibilidade de fazer da avaliação nossa aliada na busca do sucesso na arte de ensinar e de aprender.



BEM LÁ NO ALTO
OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
Autor(a): COVEY, Stephen R.
Editora: Best Seller

Presença constante na lista de best-sellers, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficientes ganha uma nova edição, revista e ampliada, para comemorar seus 25 anos. Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey são eternos e imutáveis, guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século - sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.



BEM LÁ NO ALTO
CONVERSAS COM UM JOVEM PROFESSOR
Autor(a): KARNAL, Leandro
Editora: Contexto

Sumário: Introdução; A aula-introdução ao jogo e suas regras; As pedras da nossa estrada; A tal da criatividade; Pais, colegas e diretores; Apertem os cintos, chegou o dia da prova; Tecnologia e sala de aula; Disciplina; Por que continuo sendo professor?; Conclusão; Livros para pensar mais; Os autores.



BEM LÁ NO ALTO
NASCIDOS NA ERA DIGITAL: ENTENDENDO A PRIMEIRA GERAÇÃO DE NATIVOS DIGITAIS
Autor(a): PALFREY, John
Editora: Artmed

Contrapondo-se aos “imigrantes” digitais, ou seja, pessoas para quem a informática é uma novidade, os “nativos” digitais são crianças, adolescentes e jovens adultos que nasceram a partir da década de 80 e que sempre conviveram com o mundo informatizado.



BEM LÁ NO ALTO
METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA
Autor(a): MORAN, José
Editora: Artmed

Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.



BEM LÁ NO ALTO
SALA DE AULA: UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO
Autor(a): SCAPIN, Sandra A.
Editora: Devir

A partir da leitura de cada capítulo, o leitor poderá rever sua prática e reconstruir seu trabalho na escola. Este livro indica caminhos construídos ao longo da experiência profissional de mais de 20 anos das autoras, através do diálogo entre três elementos importantes do processo educativo - Professor, Orientador Educacional e Coordenador Pedagógico. Oferece propostas de trabalho que atendem e habilitam o leitor a adquirir competências para atuar nesse mundo em constante mudança, onde o conhecimento se transforma a cada dia e o aluno precisa ser continuamente conquistado.



BEM LÁ NO ALTO
VENDO VOZES: UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SURDOS
Autor(a): SACKS, Oliver
Editora: Companhia de Bolso

"O que é necessário [...] para nos tornarmos seres humanos completos? O que acontece conosco se não aprendermos língua alguma? A linguagem desenvolve-se de um modo espontâneo e natural ou requer contato com outros seres humanos?" Numa fascinante incursão pelo universo dos surdos, Oliver Sacks procura responder a questões como essas. Sua preocupação não é simplesmente apresentar ao leitor a condição daqueles que não conseguem ouvir. Acompanhando a história, os dramas e as lutas dessas pessoas, o leitor será levado a olhar para o seu próprio cotidiano de um modo inteiramente novo. Será capaz de ouvir, nos sons da linguagem, um pequeno milagre que se repete cada vez que uma nova sentença é proferida.



BEM LÁ NO ALTO
O LADO SÉRIO DA BRINCADEIRA: UM OLHAR PARA A AUTOESTIMA DO EDUCADOR
Autor(a): GONÇALVES, Nelson
Editora: Cortez

Esta obra é uma fonte de inspiração contínua para quem acredita que um novo tempo é possível com menos pressa e mais afetividade, com menos medo e mais alegria. Para Nelson Gonçalves, novos tempos se avizinham todos os dias, seja no sorriso de uma criança ou nos gestos de solidariedade vivenciados cotidianamente. Sempre há mais motivos de esperança do que receio. Acreditando nisso, o escritor apresenta um relato de experiências vividas ao longo de sua trajetória como educador. Experiências ricas, regadas a muitas brincadeiras e jogos infantis que vão despertar dentro de cada educador a sua meninice esquecida.



BEM LÁ NO ALTO
A INTELIGÊNCIA APRISIONADA: ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA E CLÍNICA DA CRIANÇA E SUA FAMÍLIA
Autor(a): FERNÁNDEZ, Alicia
Editora: Artmed

A autora desenvolve uma abordagem clínica da criança e da família, descrevendo a dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos. Esta é uma leitura obrigatória para psicopedagogos.



BEM LÁ NO ALTO
FOCO: A ATENÇÃO E SEU PAPEL FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO
Autor(a): GOLEMAN, Daniel
Editora: Objetiva

Você está prestando atenção? Ou já se distraiu checando seus e-mails, mensagens, Facebook, Twitter? Resistiu ao impulso de deixar sua mente divagar? Se tiver resistido, muito bem: normalmente uma pessoa fica distraída por mais de 40% do tempo quando lê um texto. Quais são os benefícios de ficar focado por um longo período? Uma palavra: sucesso. Segundo Daniel Goleman, autor do best-seller “Inteligência emocional”, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano.



BEM LÁ NO ALTO
AS MELHORES ESCOLAS: A PRÁTICA EDUCACIONAL ORIENTADA PELO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autor(a): ARMSTRONG, Thomas
Editora: Artmed

O autor motiva os educadores a deixar para trás definições estreitas da aprendizagem e a retornar aos grandes pensadores Montessori, Piaget, Freud, Steiner, Erikson, Dewey, Elkind, Gardner e à abordagem do desenvolvimento humano e da integralidade da criança. Destaca exemplos de programas de ensino que respeitam as diferenças entre os alunos, usando práticas adequadas ao desenvolvimento e promovendo uma abordagem humana na educação.



BEM LÁ NO ALTO
EDUCANDO PARA INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM INDEPENDENTE
Autor(a): MOTA, Ronaldo
Editora: Elsevier

O livro aborda o desafio de educar pessoas em um mundo onde as habilidades associadas com inovação, em seu conceito mais recente, estão se tornando cada vez mais relevantes. Estudantes de hoje somente estarão aptos a enfrentar os desafios do futuro se, ao longo de sua formação escolar, estiverem preparados para os múltiplos papéis que exercerão na sociedade, seja enquanto cidadãos, profissionais ou, posteriormente, como pais e educadores. Este livro explica como educar as pessoas para um mundo em que a inovação está cada vez mais central e mais relacionada com as tecnologias digitais. Ele trata das metodologias educacionais compatíveis com este panorama que aponta para o desenvolvimento econômico e social sustentável no qual a inovação é estratégia central para satisfazer as novas necessidades pedagógicas. Ronaldo Mota e David Scott exploram a conexão entre três importantes temas da contemporaneidade, aprendizagem, tecnologia e inovação, tomando como exemplo casos do Brasil e da Inglaterra.



BEM LÁ NO ALTO
GESTÃO DE RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA
Autor(a): ROGERS, Bill
Editora: Artmed

Bill Rogers oferece aos professores um amplo repertório de habilidades em gestão de relacionamento. Fornece uma orientação clara para colocar a integridade profissional e o conhecimento emocional em prática. Ele não esconde as realidades que ocorrem dentro das escolas e das salas de aula e consegue encontrar um equilíbrio entre reconhecer as dificuldades e demandas sobre os professores, enquanto apoia os alunos a responder às suas necessidades, competências e ao seu direito de ter interações respeitosas. Ele faz isso com clareza, vitalidade e humor.



BEM LÁ NO ALTO
VIDA LÍQUIDA
Autor(a): BAUMAN, Zygmunt
Editora: Zahar

Um compêndio dos efeitos que a atual estrutura social e econômica, com base no que é descartável e efêmero, gera na vida, seja no amor, nos relacionamentos profissionais e afetivos, na segurança pessoal e coletiva, no consumo material e espiritual, no conforto humano e no próprio sentido da existência. Em “Vida líquida”, Zygmunt Bauman volta ao tema da fluidez da existência contemporânea desenvolvido também em outras obras de sucesso do autor — como “Amor líquido” e “Modernidade líquida”. Segundo o sociólogo, que já vendeu mais de 80 mil exemplares no Brasil, a precificação generalizada da vida social e a destruição criativa própria do capitalismo suscita uma condição humana na qual predominam o desapego, a versatilidade em meio à incerteza e a vanguarda constante do eterno recomeço.



BEM LÁ NO ALTO
QUESTÕES URGENTES NA EDUCAÇÃO
Autor(a): Coleção Escola em Ação – Volume 1
Editora: Artmed

Os textos são condensados no estilo de reflexão ou relatos, bem-fundamentados teoricamente. Tratam de questões relevantes e desafiadoras vividas pela escola no dia-a-dia, como a avaliação, a disciplina e a orientação dos adolescentes. Trazem relatos de inovações significativas, como o trabalho dos professores com portfólios e com monitoria.



BEM LÁ NO ALTO
O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
Autor(a): Coleção Escola em Ação – Volume 5
Editora: Artmed

O livro tem como objetivo mostrar as atuais demandas econômicas e sociais que direcionaram o tema Empreendedorismo para o centro dos debates sobre a escola. A inserção desse tema no currículo escolar visa a disseminar a cultura empreendedora, a importância do empreendedor na escola e a necessidade de inovar. Essa nova orientação exige a capacitação dos professores para o trabalho com foco na competência empreendedora, promovendo sua integração no desenvolvimento de projetos conjuntos.



BEM LÁ NO ALTO
O COTIDIANO EDUCACIONAL
Autor(a): Coleção Escola em Ação – Volume 3
Editora: Artmed

Professores e educadores identificarão uma contribuição significativa para reverem sua prática escolar, conscientizando-se de que sua ação educativa vai muito além de um conteúdo a ensinar.



BEM LÁ NO ALTO
TORNANDO VISÍVEL A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: EDUCAÇÃO INFANTIL EM REGGIO EMILIA
Autor(a): KINNEY, Linda
Editora: Artmed

Este livro é baseado na escuta atenta das crianças e na observação de seus interesses e suas preocupações. Concentra-se nos registros e comentários sobre a aprendizagem das crianças através de fotos, murais, vídeos e outros meios de comunicação.



BEM LÁ NO ALTO
BRINQUEDOS DO CHÃO: A NATUREZA, O IMAGINÁRIO E O BRINCAR
Autor(a): PIORSKY, Gandhy
Editora: Peirópolis

Este livro inaugura uma série que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância. Assim como o brinquedo, interessam ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo.



BEM LÁ NO ALTO
A GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA
Autor(a): LUCK, Heloísa
Editora: Vozes

A série “Cadernos de Gestão” foi desenvolvida para o gestor educacional refletir sobre o seu trabalho. No terceiro volume a autora fala dos processos de melhoria da gestão escolar e a importância da gestão participativa nesse panorama e na formação humano social a que a escola se propõe.



BEM LÁ NO ALTO
A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE: O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES
Autor(a): VIGOTSKI, Lev Semenovich
Editora: Martins Fontes

Há muito tempo o psicólogo russo L. S. Vigotski é reconhecido como um pioneiro da psicologia do desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem compreendida no Ocidente. “A formação social da mente” vem suprir grande parte dessa falha. Trata-se de uma seleção dos ensaios mais importantes de Vigotski.



BEM LÁ NO ALTO
TRABALHO EM PEQUENOS GRUPOS NA SALA DE AULA
Autor(a): BONALS, Joan
Editora: Artmed

É frequente a busca por parte dos professores de recursos teóricos e sugestões práticas para poder trabalhar de maneira eficaz em pequenos grupos nas salas de aula, já que costuma haver dificuldades na organização dos grupos, no manejo da dinâmica da classe e na programação das atividades. Este livro aborda o trabalho em pequenos grupos, oferecendo os elementos básicos necessários para realizá-lo de maneira satisfatória.



BEM LÁ NO ALTO
POR UMA PEDAGOGIA DA PERGUNTA
Autor(a): FREIRE, Paulo
Editora: Paz e Terra

O encontro do educador Paulo Freire com o filósofo chileno Antonio Faundez resultou neste esplêndido texto. Discutem, com franqueza e sinceridade, as diferentes experiências vividas pelos dois em seus países de origem, confrontando os pontos de vista político e pedagógico; questionam o papel do intelectual nas sociedades em transformação e sua relação com as camadas populares; recolocam a importância da relação dialética entre teoria e prática, viabilizando revisões fundamentais. A obra coloca em evidência um método a ser utilizado por todos os cientistas sociais: o repensar constante.



BEM LÁ NO ALTO
COMPREENDER E TRANSFORMAR O ENSINO
Autor(a): SACRISTÁN, J. Gimeno
Editora: Artmed

Sem compreender o que se faz, a prática pedagógica é uma reprodução de hábitos e pressupostos dados, ou respostas que os professores dão a demandas ou ordens externas. Os autores analisam os problemas e as práticas para dar sentido à realidade do ensino



BEM LÁ NO ALTO
EDUCAÇÃO PELO ARGUMENTO
Autor(a): BERNARDO, Gustavo
Editora: Rocco

Como lidar com alunos que plagiam trabalhos da internet? E o que fazer com vestibulandos que seguem à risca as apostilas e não conseguem aplicar o conhecimento em enfadonhas provas de múltipla escolha? Por que ensinar as regras gramaticais, sem formar alunos que tenham o que dizer e que saibam ordenar suas ideias numa redação? Estas e outras questões são levantadas pelo escritor e professor universitário Gustavo Bernardo, no livro “A educação pelo argumento”.



BEM LÁ NO ALTO
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autor(a): Coleção Desenvolvimento Psicológico – Volume 2
Editora: COLL, César
Editora: Artmed

Em uma segunda edição inteiramente renovada são apresentados os três volumes da série Desenvolvimento Psicológico e Educação. Estas obras, completamente atualizadas, serão os textos de referência mais relevantes no início do século XXI.



BEM LÁ NO ALTO
A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR
Autor(a): ALVES, Rubem
Editora: Papirus

Escola da Ponte: um único espaço partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciado o fim de uma disciplina e o início de outra. A lição social: todos partilhamos de um mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo: para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras. A vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa.