Biblioteca


Aquisições de novos livros - Ensino Infantil e Fundamental I


VIAGEM AO CÉU
TÍTULO: O PICAPAU AMARELO
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Depois de passar o mês de abril em pleno descanso as férias de lagarto, Dona Benta resolve ensinar astronomia a Pedrinho, Narizinho e Emília. Na varanda de casa, eles observam o céu cheio de estrelas e falam sobre os homens sábios que se dedicaram a estudar os mistérios da ciência e do universo. A partir daí, a turma decide fazer uma viagem ao céu para ver de perto os astros e a Via Láctea, e até levam Tia Nastácia a tiracolo. Tudo é possível graças ao poder mágico do pó de pirlimpimpim. Juntos, vão à Lua conhecer São Jorge e o dragão, os planetas do Sistema Solar, e ainda cavalgam na cauda de um cometa para admirar de perto as constelações todas.



O PICAPAU AMARELO
TÍTULO: O PICAPAU AMARELO
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

O Sítio do Picapau Amarelo é um lugar mágico, onde tudo acontece com o poder do faz de conta. Quando todos os personagens do mundo da fábula decidem se mudar para o sítio, Dona Benta precisa bolar um plano para que todo mundo tenha o seu espaço. E para comprar as terras vizinhas, conta com a astúcia de Emília e a engenhosidade do Visconde de Sabugosa. E lá vão morar Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho, Dom Quixote, Branca de Neve e outras grandes figuras das histórias infantis. Juntos, vão celebrar um casamento muito especial e combater o plano de convidados indesejados que pretendem estragar a grande festa.



O SACI
TÍTULO: O SACI
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

O Saci foi um marco na literatura infantojuvenil brasileira. Foi através das histórias da figura enigmática de um duendezinho de uma perna só, o Saci, que Monteiro Lobato consegue a façanha de elevar a infância brasileira ao mesmo nível daquela que inspirou os contos universais. O encontro com o saci, no entanto, se torna muito mais do que a prova da coragem de Pedrinho e se transforma em uma grande amizade entre os dois, vivida intensamente ao lado de seres fantásticos do folclore brasileiro, como o Curupira, o Caipora, o boitatá, o lobisomem, a mula sem cabeça, a cuca e outros.



A CHAVE DO TAMANHO
TÍTULO: A CHAVE DO TAMANHO
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Preocupada com as guerras no mundo, a boneca vai à Casa das Chaves desativar a Chave da Guerra, o que poria fim a todos os conflitos. Mas sem querer acaba ativando a Chave do Tamanho e o resultado é catastrófico as criaturas humanas e a própria boneca tornam-se pequeníssimas, enquanto todo o resto continua do mesmo tamanho animais, plantas, construções, carros... Ao voltar ao sítio, ela encontra um mundo totalmente novo, no qual deve escapar de gatos e pássaros gigantescos, ávidos por devorar as pobres criaturinhas do Sítio. A mudança do tamanho impõe uma nova ordem, põe tudo de cabeça para baixo, e Emília e Visconde decidem salvar a todos desta terrível ameaça.



MEMÓRIAS DE EMÍLIA
TÍTULO: MEMÓRIAS DE EMÍLIA
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

A boneca de pano mais famosa da literatura brasileira resolve escrever suas memórias. E para realizar esta nobre missão, ela escolhe ninguém menos que o Visconde de Sabugosa para ser seu escriba. Porém, caprichosa como é, Emília mistura fatos reais e invenções, manda e desmanda no sábio sabugo de milho, maltrata Tia Nastácia e ralha com Dona Benta. E o Visconde, de pena e tinta na mão, toma nota de tudo com muita paciência, mas também aproveita a distração da boneca para dar sua versão da história.



CAÇADAS DE PEDRINHO
TÍTULO: CAÇADAS DE PEDRINHO
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata fechada do capoeirão de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, a turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventura numa caçada cheia de surpresas.



REINAÇÕES DE NARIZINHO
TÍTULO: REINAÇÕES DE NARIZINHO
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Reinações de Narizinho é o carro-chefe dessa empreitada, apresentando uma nova cara para personagens conhecidíssimos do público, como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa. A escolha de “Reinações de Narizinho” para começar as reedições não é aleatória. O clássico reúne onze histórias nas quais Lobato apresenta as primeiras aventuras no Sítio do Picapau Amarelo em uma saborosa mistura de realidade e fantasia, trazendo à cena, além do riquíssimo universo lobatiano, personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve e Gato Félix.



O MÊS DE ABRIL
TÍTULO: O MÊS DE ABRIL
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Abril é considerado o melhor mês de todos pela turma do Sítio do Picapau Amarelo. Foram os moradores desse sítio que inventaram um bom motivo para não fazer nada nesse período: as férias de lagarto., trinta dias de puro descanso, sem nenhuma atividade ou agito. Nem pensar pode! Só vale ficar paradinho, cochilando, como um lagarto ao sol. A agitada Emília percebe que 30 dias sem fazer nada é tempo demais para ela. A boneca é a primeira a querer sair da pasmaceira, "desenferrujar as pernas" e ir em busca de alguma coisa para fazer. E a pobre Tia Nastácia é que acaba tendo seu mês de repouso interrompido quando Emília a convoca para uma importante missão.



A HISTÓRIA DE EMÍLIA
TÍTULO: A HISTÓRIA DE EMÍLIA
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

A imaginação de Pedrinho, Narizinho e Emília voa longe com as histórias que Tia Nastácia conta todas as noites. Mas, dessa vez, quem assume o posto de contadora de histórias é Emília. Quando cai a noite, a boneca de pano começa uma narrativa que tinha tudo para ser bem convencional, com reis, príncipes, fadas e magia. Mas, como a dona desse faz de conta é a Emília, também não falta humor, muitas surpresas e viradas um personagem vira outro que, por sua vez, vira outro, e assim a história segue.



A PÍLULA FALANTE
TÍTULO: A PÍLULA FALANTE
Autor(a): RAMPAZO, ALEXANDRE
EDITORA: GLOBINHO

A pílula falante leva o leitor ao universo do Sítio do Picapau Amarelo e narra um dos momentos marcantes da história de Emília, em que a espevitada boneca de pano começa a falar. Em homenagem a Narizinho, um grande baile está acontecendo no Reino das Águas Claras. Os mais curiosos animais dançam a valsa, quando chega a notícia de que Emília foi encontrada desmaiada. O problema: a boneca, ainda só um brinquedo sem vida, precisa falar para contar o que aconteceu. Uma missão para o renomado Doutor Caramujo, que pode curá-la com as suas pílulas falantes. Mas o que vai acontecer quando ele descobrir que as pílulas sumiram?



OS SETE LEITÕEZINHOS
TÍTULO: OS SETE LEITÕEZINHOS
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Rabicó veio ao mundo em uma família de sete irmãos, mas nascer leitão no Sítio do Picapau Amarelo é ter o destino traçado. À medida que vão crescendo e engordando, todos acabam vítimas de Tia Nastácia e se transformam em um belo assado, servido na hora do jantar. Rabicó foi o único que se salvou dessa sorte terrível. Com a proteção de Narizinho, ele sobreviveu a todas as tentativas de Tia Nastácia de colocá-lo na panela. Assim, cresceu gordo e guloso e nunca perdeu uma oportunidade de roubar quitutes na cozinha.



O NOIVADO DE EMÍLIA
TÍTULO: O NOIVADO DE EMÍLIA
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Narizinho achava que já era hora de Emília se casar e, para convencê-la a aceitar Rabicó como marido, inventou que era ele um príncipe enfeitiçado. Como o grande desejo da boneca era se tornar princesa, ela engoliu a história sem vacilar. Mas, daí em diante, as coisas não foram tão fáceis como a menina planejava. Irritado com a falta de modos do Marquês, o garoto decide trocá-lo por um representante até o dia do casamento...



O PEDIDO DE CASAMENTO
TÍTULO: O PEDIDO DE CASAMENTO
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

Narizinho acha que já é hora de Emília se casar, mas a boneca não abre mão de se tornar uma princesa. Para convencê-la a aceitar Rabicó como noivo, a menina inventa que o porco é um príncipe encantado, e que o pai dele, o Senhor Visconde de Sabugosa, virá pessoalmente fazer o pedido de casamento. As manobras de Narizinho para convencer a boneca a aceitar Rabicó seguem uma deliciosa lógica infantil e diverte o leitor.



A PESCARIA
TÍTULO: A PESCARIA
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: GLOBINHO

O tempo das jabuticabas já tinha passado, mas Narizinho foi até o pé ver se ainda conseguia apanhar algumas. Como as jabuticabas tinham acabado de vez, resolveu ocupar o tempo com outra coisa: ensinar Emília a pescar. Depois de amarrar a vara ao braço da boneca, Narizinho colocou-a sentadinha na beira da água e lhe deu todas as instruções necessárias inclusive a de ficar de bico calado para não espantar os peixes. E assim, Emília, que ainda era uma boneca de pano sem vida, tem a sua primeira pescaria com direito a uma grande surpresa no final.



MEU LIVRO DE ARTE PARA COLORIR
TÍTULO: MEU LIVRO DE ARTE PARA COLORIR
Autor(a): DICKINS, ROSIE
EDITORA: USBORNE

É uma introdução divertida ao mundo da arte, criada especialmente para as crianças. Destaca diversas obras de arte, selecionadas para despertar o interesse e a criatividade das crianças. É um livro repleto de atividades e técnicas de pintura para ensinar as crianças a usar materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinha e muitos outros. Há obras de Matisse, Monet e outros artistas internacionais.



RUMOS DE UM PEQUENO GUARANI
TÍTULO: TOWSEND, MATHIAS
Autor(a): BRAGA, RUBEM
EDITORA: ELEMENTAR

Papá, um pequeno Guarani que vive feliz em sua aldeia, adora correr pela floresta com seu cachorro Nambi. Um dia ele tem a impressão de que sua amada floresta está encolhendo. O que será que aconteceu? Acompanhe Papá nesta aventura e descubra a beleza e os mistérios da cultura Guarani.



HISTÓRIAS DE ZIG
TÍTULO: HISTÓRIAS DE ZIG
Autor(a): BRAGA, RUBEM
EDITORA: GLOBAL

O cachorro Zig, grande de porte e também de coração, era praticamente um membro da família Braga. Nesta crônica História de Zig escrita em outubro de 1948, Rubem Braga conta algumas das façanhas de um dos cachorros que conviveu por 11 anos com sua família, conhecido em Cachoeiro de Itapemirim por Zig Braga. "Zig ora direis não parece nome de gente, mas de cachorro. E direis muito bem, porque Zig era cachorro mesmo.”



PROTESTO_BRUXAS
TÍTULO: O PROTESTO DAS BRUXAS
Autor(a): SQUARISI, DAD E FORTE, MARCIA DUAILIBE
EDITORA: ELEMENTAR

As bruxas da Floresta Perdida no Norte se reuniram para protestar. Mas o que será que uma bruxa tem para reivindicar? Nesta divertida história a comunidade das bruxas reclama do preço dos ingredientes dos feitiços, dos maltrapilhos fora de moda que elas usam, do valor do litro da gasobruxa, etc. Mas, cuidado! Existem bruxas boas e bruxas más neste livro. Só voando, quero dizer, só lendo para descobrir.



OS TRÊS PORQUINHOS E O LOBO ESPORTISTA
TÍTULO: OS TRÊS PORQUINHOS E O LOBO ESPORTISTA
Autor(a): SQUARISI, DAD E FORTE, MARCIA DUAILIBE
EDITORA: ELEMENTAR

Você já viu um lobo executar manobras no skate? E uma onça fazer gol num jogo de futebol? Não? Em Os três porquinhos e o lobo esportista, tudo isso acontece. Esta é uma fábula em que a bicharada se diverte a valer com jogos e brincadeiras. Mas não é só isso. Você entenderá a linguagem dos bichos falantes e descobrirá como eles lidam com valores como perdão, solidariedade, amizade e tolerância.



PÂNICO NO NAVIO
TÍTULO: PÂNICO NO NAVIO
Autor(a): COLFER, EOIN
EDITORA: GALERA RECORD

Dez mil anos atrás, humanos e fadas travaram uma grande batalha na ilha mágica da Irlanda. Quando ficou claro que as fadas não poderiam vencer, elas decidiram levar sua civilização para os subterrâneos e se esconderam dos humanos. Todas as famílias de fadas concordaram, menos uma: os demônios. Sua ilha ficou perdida no limbo, mas está lentamente voltando a Terra. Somente uma pessoa pode prever quando e onde será a materialização: Artemis Fowl.



OS MISERÁVEIS
TÍTULO: OS MISERÁVEIS
Autor(a): HUGO, VICTOR
EDITORA: SCIPIONE

Jean Valjean é preso por roubar um pão. Décadas depois, muda de nome e se torna um próspero empresário. Mas há um inspetor em seu encalço, e ele tem de provar que é um homem de bem.



O URSO PULGUENTO
TÍTULO: O URSO PULGUENTO
Autor(a): BLAND, NICK
EDITORA: BRINQUE BOOK

Parecia mais um dia comum o céu estava azul e a grama verdinha, repleta de flores. Sentado em um tronco, o urso aproveitava para ler um livro, quando foi interrompido por uma forte coceira, provocada por uma pulga. Ela só queria dizer 'oi' e mostrar que estava ali, mas acabou causando muita confusão!



O URSO CORAJOSO
TÍTULO: O URSO CORAJOSO
Autor(a): BLAND, NICK
EDITORA: BRINQUE BOOK

Na Floresta Encantada, à beira de um pântano lamacento, um encontro inesperado entre o Urso Rabugento e Bóris Búfalo faz ambos embarcarem numa inusitada batalha de coragem subindo em árvores, balançando-se em cipós e caçando porcos-espinho. Será que há algo na floresta que essa dupla não conseguirá enfrentar?



O FILHO DO CAPITÃO TROVÃO
TÍTULO: O FILHO DO CAPITÃO TROVÃO
Autor(a): TENFEN, MICHAEL
EDITORA: BIRUTA

O herói: Capitão Trovão. O vilão: Malévolo Zuninga. Eles são arqui-inimigos! Há também o garoto Marcos: ele mora com os pais, vai à escola e adora os quadrinhos do Capitão Trovão... Mas se você está pensando que o menino é só mais um fã do super-herói, está muito enganado. Ele tem um segredo.



MENINO POTI
TÍTULO: MENINO POTI
Autor(a): MACHADO, ANA MARIA E CLAUDIUS
EDITORA: SALAMANDRA

Apresentando personagens bem brasileiras, inseridas em histórias curtas e imaginativas, estes livros fazem da alfabetização um prazer. São vinte livros, agrupados em cinco coleções, que acompanham o leitor à medida que vai apresentando maior domínio da leitura.



BICHOS DO JARDIM
TÍTULO: BICHOS DO JARDIM
Autor(a): TUAN, ROSELI
EDITORA: CALLIS

Uma bióloga e uma artista plástica uniram-se para apresentar os bichos que habitam a nossa casa a formiga, a mosca, a lagartixa e outros. Escrito em letra de fôrma e com propostas de atividades, é dirigido aos que se encontram em processo de alfabetização.



BICHOS DA MINHA CASA
TÍTULO: BICHOS DA MINHA CASA
Autor(a): TUAN, ROSELI
EDITORA: CALLIS

Uma bióloga e uma artista plástica uniram-se para apresentar os bichos que habitam a nossa casa - a formiga, a mosca, a lagartixa e outros. Escrito em letra de fôrma e com propostas de atividades, é dirigido aos que se encontram em processo de alfabetização.



DIÁRIO DE UM ZUMBI DO MINICRAFT
TÍTULO: DIÁRIO DE UM ZUMBI DO MINICRAFT
Autor(a): HEROBRINE BOOKS
EDITORA: SEXTANTE

Se você achava que o Ender Dragon e os golens de ferro eram perigosos, não imagina como é o dia a dia na Escola Monstro. Principalmente quando Mike Magma, o valentão da escola, une forças com Mutante, o aluno novo de 2 metros de altura com o peito do tamanho de uma casa. Nosso amigo zumbi será capaz de deter os valentões? E se conseguir, vai continuar inteiro para contar a história? Junte-se ao nosso herói, sua namorada, Sally Cadáver, e seus amigos Esquely, Slimey e Creepy para a derradeira batalha de suas vidas... uma partida de QUEIMADO! PREPARE-SE PARA MAIS EMOÇÃO E MAIS SUSTOS NESTE SEGUNDO VOLUME.



OTOLINA E A GATA AMARELA
TÍTULO: OTOLINA E A GATA AMARELA
Autor(a): RIDDEL, CHRIS
EDITORA: GALERA RECORD

Otolina mora em um apartamento elegante da Cidade Grande. Ela e o Sr. Munroe, uma criatura cabeluda que veio de um pântano na Noruega, são os encarregados de tomar conta da casa enquanto os pais de Otolina viajam para abastecer suas coleções de coisas exóticas. Mas os dois gostam mesmo é de uma boa investigação, e logo percebem que há algo de errado em uma recente e ousada onda de assaltos na cidade: madames da alta sociedade estão perdendo suas joias - e seus amados cachorrinhos!



PAISAGENS POÉTICAS
TÍTULO: PAISAGENS POÉTICAS
Autor(a): DAROS, LAURO
EDITORA: FTD

Até quando a beleza da Arte superará a beleza das palavras e dos atos? Chegará o tempo em que Arte e Vida se tocarão pela estética. Por meio do amor e da criatividade, do equilíbrio entre a racionalidade e a sensibilidade, o ser humano se tornará naturalmente artista e devolverá ao mundo a magia e o encanto, a beleza e a harmonia, a justiça e a paz.



A EXPEDIÇÃO DOS ARGONAUTAS
TÍTULO: A EXPEDIÇÃO DOS ARGONAUTAS
Autor(a): GALDINO, LUIZ
EDITORA: FTD

Embora Jasão seja o legítimo herdeiro do trono de Iolco, este reino é governado por Pélias, que tornou-se rei por sua força. Com medo do que pudesse acontecer a Jasão, seu pai o entrega ao sábio Quíron para ser educado. Ao tornar-se adulto, o herdeiro reivindica o trono para si e Pélias promete devolver o trono se o jovem resgatar o velo de ouro na Cólquida. Assim, Jasão organiza a expedição dos argonautas, enfrenta mares revoltos, aporta em ilhas traiçoeiras e enfrenta muitos perigos.



A ESPERANÇA É UMA MENINA QUE VENDE FRUTAS
TÍTULO: A ESPERANÇA É UMA MENINA QUE VENDE FRUTAS
Autor(a): DAS, AMRITA
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS

Viajando de trem para uma cidade grande, uma garota sobe em seu beliche, silenciosa mas com olhos que parecem dizer muitas coisas, e permanece ali, sem comida e companhia.



CHIVO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL
TÍTULO: CHIVO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL
Autor(a): SANTA ROSA, NEREIDE SCHILARO
EDITORA: MODERNA

Chico Papeleta, um menino feito de papel, conta a história do papel e de suas aplicações nas artes visuais e em nosso cotidiano. Consciente do quanto à fabricação de papel pode ser prejudicial à natureza se não forem tomados alguns cuidados, ele nos dá uma verdadeira aula de cidadania quando explica de que forma podemos contribuir para a reciclagem do papel e, assim, ajudarmos a preservar a natureza.





SUPER-HERÓI E A FRALDA
TÍTULO: SUPER-HERÓI E A FRALDA
Autor(a): PRIETO, HELOISA
EDITORA: ÁTICA

Jonas é o menino mais barulhento da turma. Como ele grita por qualquer coisa e vive provocando todo mundo, ninguém gosta de sentar ao lado dele na perua da escola. Janaína, pelo contrário, é delicada e gentil, e todo mundo quer sentar ao lado dela. Quando as gêmeas Manuela e Rafaela a chamam para ouvir uma história, Jonas morre de ciúme e começa a implicar. E assim nasce uma nova amizade...



A REFORMA DA NATUREZA
TÍTULO: A REFORMA DA NATUREZA
Autor(a): LOBATO, MONTEIRO
EDITORA: ÁTICA

E se você tivesse a oportunidade de reformar o mundo para deixá-lo do jeito que você quer? O que faria primeiro? Emília, a boneca de pano mais famosa da literatura brasileira, teve sua chance. Em A reforma da natureza, Dona Benta, Tia Nastácia e o Visconde de Sabugosa são convidados a participar de uma conferência de paz na Europa. Mas a boneca decide ficar no Sítio. Segundo ela, se fosse, “diria umas boas verdades aos ditadores todos!”! Originalmente divida em duas obras – A reforma da natureza e O espanto das gentes – e depois unida em um só volume, esta história foi escrita por Monteiro Lobato durante a Segunda Guerra Mundial.



O MARAVILHOSO MÁGICO DE OZ
TÍTULO: O MARAVILHOSO MÁGICO DE OZ
Autor(a): BAUM, L. FRANK
EDITORA: SALAMANDRA

Quando a pequena Dorothy contemplava a cinzenta fazenda em que vivia com sua tia Em e seu tio Henry, nem podia imaginar que um ciclone iria arrancá-la dali e levá-la para a mais fabulosa das terras: a terra de Oz, onde um mago poderoso regulava a vida de todos e onde coisas maravilhosas aconteciam. Uma terra cheia de aventuras e perigos, mas também onde Dorothy iria encontrar a verdadeira amizade, na companhia do Espantalho sem cérebro, o Homem de Lata sem coração e o Leão sem coragem.



A CASA DAS SEREIAS
TÍTULO: A CASA DAS SEREIAS
Autor(a): PRUNELLA, BAT
EDITORA: FUNDAMENTO

Calor, praia, sol e muitas... muitas confusões! Isso mesmo! Desta vez a bruxinha Milla e a fada Sugar foram para um lugar bem longe de Old Town. Elas estão em um acampamento de verão onde fazem novas amizades e se aventuram em lugares totalmente desconhecidos. Mas o que elas não imaginam é que estão sendo testadas pelo Círculo Mágico de Old Town. Sim, um teste! E, no meio de muita novidade, as duas amigas têm que enfrentar dois terríveis inimigos e cumprir uma importante tarefa: proteger duas lindas sereias - as únicas que ainda existem no oceano! Será que elas conseguem passar nessa prova? Saiba a resposta agora mesmo!



A LIÇÃO DE CASA
TÍTULO: A CASA DAS SEREIAS
Autor(a): PRUNELLA, BAT
EDITORA: FUNDAMENTO

Carol gosta muito das aulas da professora Regina, especialmente daquelas em que eles aprendem brincando. A professora de vez em quando faz umas brincadeiras divertidas com o dicionário. Um dia, os alunos se deparam com uma palavra aparentemente simples, mas rica em significado - valor. A lição de casa é saber um pouco mais sobre ela. A partir daí, Regina mostra aos alunos a importância de realmente viver essa palavra no dia-a-dia.



DO OUTRO LADO DO MURO
TÍTULO: DO OUTRO LADO DO MURO
Autor(a): SIGUEMOTO, REGINA
EDITORA: EDITORA DO BRASIL

Um muro separa o universo de dois meninos que acabam se conhecendo devido a um sonho em comum: voar. Um deles é perseverante e insistente quanto ao que deseja para si mesmo e sempre ajuda seus pais quando necessário. O outro, menos interessado, não possui muitas obrigações, já que sua vida cheia de regalias o permite apenas brincar. A autora Regina Siguemoto coloca o leitor em contato com a vida e a personalidade desses dois garotos, da infância à juventude. Será que eles conseguirão realizar seus sonhos?



A TARTARUGA INFELIZ
TÍTULO: A TARTARUGA INFELIZ
Autor(a): CASASANTA, THEREZINHA
EDITORA: EDITORA DO BRASIL

A tartatuga Bilila sente-se infeliz, não gosta do seu casco duro, admira o pêlo macio do coelho Pulador e da cachorrinha Zelinda. Um dia, a chuva lhe mostra que seu casco tem vantagens e beleza. É um guarda-chuva natural!



DO OUTRO LADO DO MURO
TÍTULO: DO OUTRO LADO DO MURO
Autor(a): SIGUEMOTO, REGINA
EDITORA: EDITORA DO BRASIL

Cansada de sua vida pacata, a cabra decide recorrer a sua lâmpada mágica e, junto de seu amigo jacaré, que é guia de Turismo, abre um portal mágico para diversas regiões e cidades brasileiras.



O MÁGICO DE OZ
TÍTULO: O MÁGICO DE OZ
Autor(a): BAUM, L. FRANK
EDITORA: DCL/ DIFUSÃO CULTURAL

Um poderoso tornado rasga as planícies do Kansas e atinge a fazenda onde Dorothy vive. A casa, arrancada do chão, carrega junto a menina e fica girando no ar por horas. Quando enfim aterrissa, Dorothy se vê em um lugar diferente e é recebida pelos habitantes locais, que contam que ela está na Terra de Oz, cercada, por um grande deserto que não poder ser atravessado. Sua única esperança de sair dali é encontrar Oz, o Grande Mágico que pode lhe dizer como voltar ao Kansas. Na jornada para chegar até ele Dorothy acaba encontrando amigos bem inusitados, cada um com um pedido para o mago. Mas ela não os ajudará sem pedir algo em troca.



LENDAS BRASILEIRAS DE NORTE A SUL
TÍTULO: LENDAS BRASILEIRAS DE NORTE A SUL
Autor(a): ALMEIDA, ZULEIKA DE
EDITORA: ELEMENTAR

O folclore brasileiro é riquíssimo em lendas, pois a cultura de nosso povo tem origens africanas, indígenas e européias. Algumas lendas causam pavor e medo, enquanto outras até provocam boas risadas.



LENDAS INDÍGENAS
TÍTULO: LENDAS INDÍGENAS
Autor(a): ARAUJO, ANTORACY TORTORELO
EDITORA: EDITORA DO BRASIL

É por meio das lendas que as mais diversas tribos indígenas transmitem sua cultura, seus ensinamentos e tentam explicar a origem de quase tudo no mundo. Algumas narram histórias referentes à fauna e flora da região. Já outras, contam histórias de seus próprios povos. Como os primeiros homens conseguiram o fogo? Qual seria a origem do nascimento da noite? De onde surgiram os peixes e os outros animais? São respostas para essas questões que Antoracy Tortolero Araujo reuniu em seu livro Lendas indígenas, agora em nova edição, que traz ilustrações tão belas quanto as histórias contadas por ele.



FILOSOFANDO COM FADAS E BRUXAS
TÍTULO: FILOSOFANDO COM FADAS E BRUXAS
Autor(a): PRUJANSKY, MARIA DAS NEVES LINHARES
EDITORA: SOPHOS DIDÁTICOS

É o início do filosofar com as crianças, este livro é utilizado a partir do Maternal. Seu conteúdo é um convite para os professores e pais refletirem com os alunos sobre temas pertinentes e significativos à idade e à curiosidade das crianças. O cuidar e o educar, binômio inseparável nesse período escolar, está iluminado pela reflexão filosófica, de forma a envolver o lúdico, a reflexão, a investigação, a aprendizagem. Esta obra questiona com as crianças os porquês de cada ação, as consequências e as possibilidades de fazer diferente. É um convite para os professores e os pais filosofarem e criarem com suas crianças, e para os alunos serem os autores de suas reflexões e ações.



CÉLIO COLEHO E O JOÃO CÃO
TÍTULO: CÉLIO COLEHO E O JOÃO CÃO
Autor(a): BERNER, ROTRAUT SUSANNE
EDITORA: BRINQUE BOOK

Ninguém sabe direito quando e por que as famílias Cão e Coelho começaram a se desentender. Porém, quando cai uma tempestade horrível durante a corrida anual de Colmeia Grande, tudo começa a mudar.



DIMA, O PASSARINHO QUE CRIOU O MUNDO
TÍTULO: DIMA, O PASSARINHO QUE CRIOU O MUNDO
Autor(a): GONÇALVES, ZETHO
EDITORA: MELHORAMENTOS

Única no mundo, esta antologia, organizada por Zetho Cunha Gonçalves, reúne oito contos de renomados escritores, cujo conteúdo é baseado em mitos, lendas e contos de tradição oral que marcam e mostram a riqueza e a diversidade cultural dos países de língua portuguesa. Por meio de uma linguagem poética e cheia de sensações que só a língua portuguesa pode expressar, leitores de todas as idades são transportados, em cada reconto, a um mundo de magia e encantamento que os faz redescobrir Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.



BETINA QUERO-QUERO
TÍTULO: BETINA QUERO-QUERO
Autor(a): VIEIRA, ANDREA
EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL

Neste livro-imagem, a autora e ilustradora Andréia Vieira convida os leitores a conhecerem Betina, uma garotinha acostumada a ter tudo o que quer. Ao lado de sua família e do seu companheiro quero-quero, ela vai descobrir a alegria de uma vida mais simples, com menos presentes e mais presença!



IMMI
TÍTULO: IMMI
Autor(a): LITTLEWOOD, KARIN
EDITORA: FTD

O mundo em que Immi vive é isolado, gelado e todo branco. Mas ao encontrar, na água do mar, objetos coloridos, sua vida se alegra, bem como a de seus vizinhos.



GUS E EU
TÍTULO: GUS E EU
Autor(a): RICHARDS, KEITH
EDITORA: GLOBO

“Gus e Eu” celebra o momento mágico em que Keith Richards, o lendário guitarrista dos Rolling Stones, é presenteado pelo avô com seu primeiro violão, dando início a uma vida inteira de amor à música. Esta história inspiradora oferece uma rara visão da infância de uma estrela do rock e honra o laço especial entre um avô e seu neto.



PENSANDO NO X DA QUESTÃO
TÍTULO: PENSANDO NO X DA QUESTÃO
Autor(a): LOPES, ALEXANDRA
EDITORA: EDITORA DO BRASIL

Esta coleção tem como objetivo, levar os leitores a descobrirem coisas que nem sempre podem ser percebidas num primeiro momento.A construção das histórias, propicia a chance de refletir e analisar situações que fazem parte do cotidiano de suas vidas.



HISTÓRIAS DA CAROLINA
TÍTULO: HISTÓRIAS DA CAROLINA
Autor(a): ZIRALDO
EDITORA: GLOBO

O maior sonho de Carolina é melhorar o mundo. Ela em seus pontos de vista, luta por eles e não há quem mude a cabeça dela. Não dá bola pra moda, porque tem seu próprio estilo. Fala baixinho, é sensível e muito romântica. Mas não pensa só em príncipes, não. Aliás, a maior paixão dela é natureza! Neste livro, você vai conhecer as melhores histórias em quadrinhos da Carolina, a menina de marias-chiquinhas que não para de sonhar!



COISAS DE MENINA
TÍTULO: COISAS DE MENINA
Autor(a): ZIRALDO
EDITORA: GLOBO

'Coisas de Menina - Histórias que Revelam o que é ser Menina Maluquinha' é mais um lançamento com os personagens de Ziraldo. Desta vez, enquanto as garotas da Turma do Maluquinho revelam a alma feminina nas histórias em quadrinhos, os meninos fazem uma pesquisa para descobrir o que é que as meninas têm. É diversão na certa.



ANITA MALFATTI
TÍTULO: ANITA MALFATTI
Autor(a): CARUSO, CARLA
EDITORA: CALLIS

Os livros da coleção Crianças Famosas contam episódios da infância dos maiores músicos, pintores e escritores da História Universal, mostrando sua genialidade precocemente revelada e apresentando-os ao público infantil do jeito que este mesmo público mais gosta: como crianças iguaizinhas a ele. Sucesso absoluto do mercado editorial brasileiro, o texto ágil e as ilustrações de extremo bom gosto já cativaram milhares de leitores no Brasil e no mundo.



AS AVENTURAS DE TINTIN
TÍTULO: AS AVENTURAS DE TINTIN
Autor(a): PARAMOUNT
EDITORA: RAI

Tintim, Milu e Capitão Haddock se tornaram grandes amigos e estão em busca de um tesouro perdido, mas seus inimigos estão tentando capturá-los. O trio terá que sobreviver a um ataque no meio do oceano.



O LIVRO DAS CAMAS
TÍTULO: O LIVRO DAS CAMAS
Autor(a): PLATH, SYLVIA
EDITORA: GLOBINHO

O livro das camas e outras histórias para crianças, trazendo o poema que dá nome ao livro e o conto A cozinha da senhora cereja, inéditos no Brasil, e O terno do não-faz-mal, que estava fora de catálogo. De maneira criativa e divertida, Sylvia Plath se transporta para o universo infantil com a mesma genialidade com a qual transita em sua obra adulta, considerada uma das mais intrigantes do século passado.Publicado depois da morte da escritora, em 1976, O livro das camas é um poema de ninar divertido e que estimula a imaginação das crianças ao falar de diferente tipos de camas, como aquela que pode ser um submarino ou a cama polo norte. A narrativa encantadora acompanha a trajetória de um “terno macio, felpudo, novo em folha, amarelo-mostarda” que chega de presente aos Nix.



A BALEIA
TÍTULO: A BALEIA
Autor(a): FELDMAN, CLÁUDIO
EDITORA: FTD

Ela é linda e muito simpática. Tentaram fazer com que a baleia coubesse em uma bacia, depois em uma banheira, na piscina, no rio. A sorte é que acabaram entendendo que ela vive feliz no mar. E é lá que ela está hoje.



O QUE ESTÁ TE DEVORANDO?
TÍTULO: O QUE ESTÁ TE DEVORANDO?
Autor(a): DAVIES, NICOLA
EDITORA: WMF MARTINS FONTES

Existe um grupo de criaturas que mora nos corpos dos animais e dos humanos. Pode ser dentro deles, por exemplo, no sangue, ou em algum órgão como coração ou pulmão; ou fora, sobre a pele, no couro cabeludo ou nas penas. Essas criaturas são as parasitas. Neste livro os segredos dessas criaturas são revelados, mostrando como elas conseguem entrar ou se prender a outros corpos, como resistem para sobreviver e provocam as enlouquecedoras coceiras! Descubra tudo isso e mais um pouco neste incrível livro de ciência Animal.



GORRINHO, UMA LOUCURA CRÔNICA
TÍTULO: GORRINHO, UMA LOUCURA CRÔNICA
Autor(a): RORIZ, JOÃO PEDRO
EDITORA: PAULUS

Gorrinho é um pré adolescente genial e, por ser conhecedor de todas as ciências existentes no planeta, está pronto para nos mostrar que a escola pode ser um campo fértil para muitas descobertas e situações engraçadas. Decifre o diário desse intelectual de onze anos e conheça as personalidades divertidas de seus colegas de escoa (o desmiolado Jorginho, o justiceiro Nígel, o ultramoderno Beto Sam e apaixonada Ludimila); sua relação com os pais e professores (desesperados, tadinhos!) e até mesmo sua relação com os animais de estimação (o cãozinho literato Kafka e o felino religioso Neros Gathos). Irônico e instrutivo, Gorrinho, uma loucura crônica é um livro interativo e moderno, que leva o leitor para um mundo de gargalhadas e reflexões. Mostre que você é inteligente como o Gorrinho e embarque nesta grande aventura!



GORRINHO 2 O MISTÉRIO ESTÁ NO AR!
TÍTULO: GORRINHO 2 O MISTÉRIO ESTÁ NO AR!
Autor(a): RORIZ, JOÃO PEDRO
EDITORA: PAULUS

Gorrinho cresceu, continua perspicaz e totalmente genial. Como não poderia deixar de ser, nosso herói e seus amigos estão envolvidos em muitas e divertidas aventuras que vão deixar você de cabelo em pé; afinal, o mistério está no ar e precisa ser desvendado. Aventure-se com Gorrinho e seus amigos, você não pode ficar de fora!



GRIOT, HISTÓRIAS QUE OUVIMOS DA ÁFRICA
TÍTULO: GRIOT, HISTÓRIAS QUE OUVIMOS DA ÁFRICA
Autor(a): BRAZ, JÚLIO EMILIO
EDITORA: MELHORAMENTOS

Os jovens são o futuro das nações, e os idosos, o passaporte para que elas o alcancem, conscientes de sua origem e identidade. Os povos africanos, com seus incríveis contadores de histórias, os “griots”, nos ensinam a preservar as tradições por meio dessa integração entre as gerações. Nesta aventura, Ubuntu, um “griot” que trabalha como motorista de táxi, terá de usar toda a sua força e sabedoria para salvar Martins e suas colegas dos violentos conflitos políticos e religiosos que vêm bater na porta da escola. E as histórias que Ubuntu conta durante essa fuga desesperada vão marcar para sempre a vida das garotas.



O MENSAGEIRO ALADO
TÍTULO: O MENSAGEIRO ALADO
Autor(a): BRABOSA, ROGÉRIO ANDRADE
EDITORA:MELHORAMENTOS

Uma história empolgante, marcada por muito mistério e aventura. O adolescente Robinho narra, com detalhes, as desventuras de um encontro que marcou definitivamente sua vida. Desde que um pombo-correio invadira seu quarto, três anos antes, trazendo consigo uma mensagem enigmática que remetia a um pedido de socorro, sua rotina nunca mais foi a mesma. Aquele acontecimento inesperado desencadeou outros tantos episódios inusitados: Robinho conheceu Carolina, uma menina assustada, trancafiada sem motivos aparentes, em uma misteriosa mansão no bairro carioca de Santa Teresa.



TUDO É POSSÍVEL, INCRÍVEL VIAGEM NO TEMPO
TÍTULO: TUDO É POSSÍVEL, INCRÍVEL VIAGEM NO TEMPO
Autor(a): FURLANI, LUCIA MARIA TEIXEIRA
EDITORA: GLOBAL

Lucas é um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis. Embarque com ele nesta aventura, junto com piratas, índios, escravos, homens primitivos, sereias, vilões e muito mais. No caminho, cercado pela Mata Atlântica, aparecem, de forma criativa e divertida, Benedicto Calixto, José de Anchieta, José Bonifácio, Santos Dumont, Anastácia, Bakhita e... bem, o melhor da história está por vir.



O OGRO BARBA-RUIVA
TÍTULO: O OGRO BARBA-RUIVA
Autor(a): GAREL, BÉATRICE
EDITORA: ESCALA EDUCACIONAL

O ogro Barba-Ruiva não crê em nada nem em ninguém. Muito menos durante a noite...



OS SALTIMBANCOS
TÍTULO: OS SALTIMBANCOS
Autor(a): BUARQUE, CHICO
EDITORA: JOSÉ OLYMPIO

Em homenagem aos 30 anos da peça escrita por Chico Buarque, adaptada do texto de Sergio Bardotti inspirado no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, relança 'Os Saltimbancos' em nova edição com ilustrações inéditas do premiado Ziraldo. 'Os Saltimbancos' querem fazer a 'lei da selva' mudar. Voltada ao público infantil, a peça levanta de maneira sutil questões sobre as formas de organização social e a importância da solidariedade e da união. Chico Buarque e Ziraldo assinam também Chapeuzinho amarelo, outro clássico infanto-juvenil. Cantando e brincando, o jumento, o cachorro, a gata e a galinha dão lições de amizade e convivência a crianças e adultos.



O PONTINHO DE SAUDADE
TÍTULO: O PONTINHO DE SAUDADE
Autor(a): CASADEI, SILMARA RASCALHA
EDITORA: CORTEZ

A menina e seus pontinhos guarda, bem no fundo do coração, a história do pontinho da saudade que vai ajudar as crianças a lidarem com a perda de pessoas queridas de forma compreensiva. Numa linguagem suave e profunda, texto e ilustrações permitem que todos nós meditemos sobre nossa transitoriedade e o que podemos fazer de melhor nesta passagem pela terra.



COMO FALAR A LÍNGUA ZUMBI
TÍTULO: COMO FALAR A LÍNGUA ZUMBI
Autor(a): MOCKUS, STEVE
EDITORA: PRUMO

'Como falar a língua zumbi' foi desenvolvido para ajudar o leitor a sobreviver em um mundo dominado por zumbis. A melhor esperança nessa circunstância é aprender a falar a língua deles. Este guia prático tornará possível a normalidade das atividades do dia a dia, como torcer pelo time predileto, pedir um café, fazer compras e pechinchar.



CADERNO DE RIMAS DO JOÃO
TÍTULO: CADERNO DE RIMAS DO JOÃO
Autor(a): RAMOS, LÁZARO
EDITORA: PALLAS

Caderno de Rimas do João” é o primeiro livro do autor e ator Lázaro Ramos publicado pela Pallas Editora. O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido. Além do texto escrito por Lázaro Ramos, O livro conta com as ilustrações do renomado Mauricio Negro. Uma combinação que só podia dar certo!



POSSO BRINCAR TAMBÉM?
TÍTULO: POSSO BRINCAR TAMBÉM?
Autor(a): WILLEMS, MO
EDITORA: ALFAGUARA/ OBJETIVA

Geraldo e a Porquinha estão brincando de jogar e pegar a bola quando aparece uma nova amiga para participar do jogo: a cobrinha. Mas cobras não têm braços! Como ela poderá brincar com eles? Nossa dupla de amigos mostra que sabe tudo sobre o real valor da amizade quando tenta encontrar uma maneira de incluir sua nova amiga na brincadeira. Mas a cobra também tem algo muito importante para ensinar a eles: que não podemos desistir facilmente diante das dificuldades.



VOU TE DAR UM SUSTO
TÍTULO: VOU TE DAR UM SUSTO
Autor(a): WILLEMS, MO
EDITORA: ALFAGUARA/ OBJETIVA

O elefante Geraldo leva tudo a sério. A Porquinha é impulsiva e extrovertida. Eles são muito diferentes um do outro, porém são melhores amigos! E, juntos, vivem inúmeras aventuras. Em Vou dar um susto no meu amigo!, Geraldo e Porquinha resolvem brincar de dar susto um no outro, mas susto mesmo eles levam quando algo inesperado acontece. O Elefante e a Porquinha, a famosa série de Mo Willems, chega ao Brasil para divertir os pequenos leitores com histórias muito charmosas e engraçadas. Com um formato parecido com o dos quadrinhos, unindo linguagem simples e desenhos expressivos, as aventuras do elefante Geraldo e da Porquinha traduzem com perfeição o cotidiano e os questionamentos do universo infantil.



HILDA E O TROLL
TÍTULO: HILDA E O TROLL
Autor(a): PEARSON, LUKE
EDITORA: QUADRINHOS NO CIA

Hilda adora aventuras, seja acampar numa noite chuvosa ou explorar a paisagem montanhosa nos arredores de casa. Durante uma expedição pelas colinas, ela encontra uma pedra muito suspeita: de dia, é apenas uma rocha engraçada, mas à noite se transforma num troll! Enquanto faz um desenho no caderno para registrar sua mais nova descoberta, Hilda acaba pegando no sono, e, ao acordar, o troll desapareceu. Agora, no caminho de volta para casa, Hilda terá de lidar com uma floresta assustadora, um gigante perdido, um homem de madeira misterioso e um sino tilintante. Inspirado no folclore nórdico, este quadrinho de cores vivas mistura realidade e fantasia para criar um universo deslumbrante, de onde crianças e adultos não vão querer sair.



O PUM E O PIRIRI DO VIZINHO
TÍTULO: O PUM E O PIRIRI DO VIZINHO
Autor(a): LOLLO, JOSÉ CARLOS E BLANDINA, FRANCO
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS

Todo mundo já conhece o Pum de outras aventuras e sabe que, quando ele quer sair, é quase impossível segurá-lo. Agora ele tem novos amigos: a Couve-Flor e o “Piriri do vizinho”, e os três vão passar um fim de semana inteiro juntos. Dá pra imaginar a bagunça que essa turma vai fazer — e o quão divertido vai ser acompanhá-la!



BRANCA DE NEVE E AS SETE VERSÕES
TÍTULO: BRANCA DE NEVE E AS SETE VERSÕES
Autor(a): TORERO, JOSÉ ROBERTO E MARCUS AURELIUS
EDITORA; ALFAGUARA/ OBJETIVA

Imagine como seria a vida da Branca de Neve se ela casasse com o caçador? Ou se o espelho mágico mentisse para a Madrasta?.Nesta releitura de um dos maiores clássicos dos contos de fadas, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta resolveram modificar o rumo da história. E o leitor irá se deparar com sete diferentes desfechos para a heroína de pele alva. Segundo Torero, a história de Branca de Neve poderia ser muito diferente daquela que todos conhecem de cor e salteado. Basta alterar um pequeno detalhe para que tudo fique de cabeça para baixo. 'Pense bem: se Branca fosse uma princesa muito bagunceira, talvez os Sete Anões não quisessem acolhê-la em sua casa. Isso mudaria tudo! Você já imaginou como seria o fim de Branca se ela não tivesse contado com a amizade dos anõezinhos?', diverte-se o autor.



PARE NO P DA POESIA
TÍTULO: PARE NO P DA POESIA
Autor(a): BEATRIZ, ELZA
EDITORA: FTD

Este livro é um abecedário (poemas organizados na ordem do alfabeto) composto por 26 poemas, um para cada letra. Foi selecionado para o programa Ciranda de Livros em 1982. Faz parte, assim, da história da literatura infantil e juvenil no Brasil. Esta edição inclui uma apresentação feita pela filha da autora, Ana Luiza, revelando detalhes pitorescos do processo de criação, além de um posfácio de Elias José, em que analisa a importância da obra para a poesia infantil brasileira.



MEU PRESENTE
TÍTULO: MEU PRESENTE
Autor(a): MONTANARI, EVA
EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL

Alice estava ansiosa pelo dia do seu aniversário. Na verdade, estava ansiosa mesmo era pelo presente que ia ganhar. Mas a surpresa não foi tão boa assim. Numa narrativa instigante, o leitor e a personagem Alice se envolverão e se apaixonarão pelo Meu presente.