Ensinar e aprender em tempo de pandemia

Vivemos uma escola diferente desde março de 2020. O mesmo Rio Branco nos valores, no acolhimento e na vontade de proporcionar para cada aluno e para cada família um ensino de qualidade, num modelo, que, de uma semana para outra, passou do presencial para o virtual.

É muito importante destacar que essa forma de ensinar e aprender, nesta dimensão, é uma experiência inédita no mundo. Neste espaço, educadores e alunos compartilham pensamentos e reflexões sobre esse momento tão complexo, quanto cheio de surpresas!


Renata Carvalho, professora de Literatura Renata Carvalho, professora de Literatura
Afirmar que a educação tem sido fortemente impactada com a suspensão das aulas presenciais é uma obviedade. Todos reconhecemos a luta diária de coordenadores, professores, alunos e pais ou responsáveis na tentativa de superar os atuais desafios no processo de ensino-aprendizagem. Em meio a tantos impasses, colocar em prática as teorias da educação parece impossível nas aulas virtuais de boa parte dos estudantes brasileiros. [ Leia mais... ]
Lucas Martins, professor de Geografia Lucas Martins, professor de Geografia
Ao longo dos 10 anos de Magistério, percebi a grande responsabilidade que tenho como professor e também entendi os objetivos da minha função. Dentre as várias finalidades, está a difícil tarefa de educar. Aprendi que esse processo exige coerência entre a vida e os discursos, ou seja, necessitamos ser modelos para os nossos alunos. Porém, em 2020, deparei-me com um grande desafio: a pandemia e, como consequência, a educação remota. Perguntei-me: como posso alcançar os meus alunos? Como poderei olhá-los e perceber as suas inquietações? Entretanto, fui surpreendido positivamente! [ Leia mais... ]
Fátima Martins, professora de História Fátima Martins, professora de História
O que dizer sobre EDUCAÇÃO sem cair no “lugar comum”, estereótipos ou até em “frases de efeito” ou falas demagógicas? E, principalmente, na atualidade com o conjunto de fatores que enfrentamos? Vivo a experiência de EDUCAR desde 1979. Por quantas vidas eu me acrescentei como profissional e ser humano! A partir de março, me senti envolvida num grande turbilhão de emoções, desafios e ações para dar prosseguimento ao dia a dia. [ Leia mais... ]
Samara Machado dos Reis, professora de Língua Portuguesa Samara Machado dos Reis, professora de Língua Portuguesa
No auge do que-fazer desesperador desses tempos de pandemia, entre novas e mais outras planilhas de replanejamento, tendo que processar o excesso de informações que chegavam aos montes de todos os lados e já certa de que aquilo tudo não ia ter jeito de acabar bem (a esperança era que acabasse logo), encontrei-me imersa em um questionamento: um minuto, alto lá! Quando educar não é missão impossível? [ Leia mais... ]
Isaque Trevisam Braga, professor de Filosofia Isaque Trevisam Braga, professor de Filosofia
Em tempos de pandemia, o ensino presencial nas escolas pode ficar de quarentena, mas com o aprendizado se faz necessário um acompanhamento ainda mais atento e “presente", à medida que o distanciamento nos permite avaliar a qualidade não só do próprio ensino instrumentalizado pela internet, mas mesmo do bom e velho ensino presencial. [ Leia mais... ]