Ponto de Vista

5 Atitudes - Todos Somos Educadores

Por Esther Carvalho (texto publicado no Perfil Econômico | 19 de outubro de 2014)

Lançado no último dia 14, o movimento de mobilização social denominado 5 atitudes, procura criar um engajamento de toda a sociedade brasileira pela melhoria da Educação. Essa iniciativa, promovida pelo Todos pela Educação – TPE, é mais uma iniciativa dessa organização no que refere a metas e objetivos para acelerar a educação no Brasil.

As cinco atitudes da campanha são: valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento; promover habilidades importantes para a vida e para a escola; colocar a educação escolar no dia a dia; apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos e ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens. A escolha dessas atitudes se deu embasada em um estudo realizado em 2013, realizado nas cinco regiões brasileiras, a partir de entrevistas com diversos atores do processo educacional como: alunos, pais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e especialistas.

A campanha publicitária, foi desenvolvida pela DM9DBB, do grupo ABC e traz referências de pessoas que mudaram suas vidas e a vida de outras crianças e jovens com pequenas atitudes de valorização da Educação. Nizan Guanaes, do grupo ABC e sócio fundador do Todos pela Educação afirmou, no lançamento do movimento em São Paulo, que “Não se coloca somente a criança na escola: precisamos colocar a escola nas crianças”. Para isso no site 5atitudes.org. br estão disponíveis diversos materiais de apoio, peças publicitárias, vídeos de histórias inspiradoras e um espaço para que as pessoas possam registar suas próprias experiências.

A participação da sociedade civil na Educação é elemento crucial para que ela se desenvolva. Passa pelas pequenas atitudes dos pais e da comunidade, tais quais as valorizadas no programa 5 atitudes, como pela cobrança por resultados tangíveis de aprendizagem das crianças e jovens. Em 2011 Gustavo Ioschpe, economista, trouxe a ideia, em seu artigo na revista Veja, de que a educação brasileira não ia bem porque a maioria da população não tem informações suficientes sobre a qualidade das escolas de seus filhos. Defendia a posição polêmica de que toda escola pública deveria ter, em seu muro, uma placa com o resultado de seu IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Dessa forma a população teria como cobrar melhores resultados de seus governantes.

Experiências internacionais bem sucedidas mostram a força que tem a sociedade civil no desenvolvimento da Educação. A cidade de Reggio Emilia, Itália, é um grande exemplo disso. Considerada como referência mundial de qualidade em Educação para crianças de 0 a 6 anos, tem nos seus pressupostos educacionais a importância da comunidade. Por outro lado, está implícito na cultura do lugar que a escola é de todos. Há, por exemplo, um projeto denominado Remida, criado em 1966 que, baseado na sustentabilidade e criatividade, visa a transformar resíduos e materiais descartados por empresas e transformá-los em recursos pedagógicos para serem utilizados pelas escolas. Atualmente, abastecido por 200 empresas.

Coréia, outro exemplo do impacto positivo da participação da comunidade na escolarização traz os pais como grandes aliados. Educação é valor para as famílias. É o instrumento de transformação pessoal e social. Os pais incutem, desde cedo, nas crianças, a importância de muita disciplina e dedicação das para que elas tenham bons resultados. Além das medidas governamentais que nortearam e apoiam o processo de desenvolvimento do sistema educacional dos últimos quase 40 anos, identifica-se que questão da Educação tem o comprometimento das famílias. Atualmente, Coréia é um dos primeiros países colocados no PISA, Programme for International Student Assessment.

No caso do Brasil, a escala do sistema educacional e os desafios que se apresentam demandam ações de todos os envolvidos para que se acelere o processo de qualificação da Educação Básica. Não é uma questão apenas de poder público: é um questão de sociedade civil. O projeto 5 atitudes – Todos somos Educadores é um exemplo de que, cada um pode e deve fazer a sua parte. Nossas crianças e jovens agradecem.

 

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Esther Carvalho
Diretora-Geral do Colégio Rio Branco