15/05/2019

CRBMUN: paz, justiça e instituições eficazes

Fotos: Comitê de Imprensa

“Paz, justiça e instituições eficazes”, esse foi o tema do CRBMUN - Modelo Universitário de Negociação, que reuniu, nos dias 13, 14 e 15 de maio, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, das unidades Higienópolis e Granja Vianna.

Alunos participam de simulações diplomáticas do CRBMUN

Durante a abertura do evento, estiveram presentes a diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, além da diretora da Unidade Granja Vianna, Tatiana Martinez, destacando a importância do encontro, que tem o objetivo de estimular a visão crítica, a cidadania e a capacidade de negociação e argumentação.

O professor e coordenador de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, José Maria de Souza Júnior, realizou a palestra de abertura com o tema “Instituições internacionais e crise do multilateralismo”. “Acho uma ótima oportunidade para os alunos desenvolverem competências pessoais e relacionadas ao exercício de empatia”, destacou o professor.

Os alunos se organizaram em seis comitês, sendo cinco de debates e um de Imprensa, com a novidade de uma Simulação de um Tribunal Penal Internacional. As discussões foram divididas nos seguintes comitês: OEA: Diásporas Interamericanas contemporâneas; TPIR: Tribunal Penal Internacional para Ruanda, Genocídio de Ruanda; Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU): Ameaça à paz internacional por ataques terroristas no século XXI; DISEC: Organized crime and the threat to civilians e Teatro de Operações: Conflito Israel Palestina (1948).

Secretários-gerais do CRBMUN

O evento foi organizado pelos alunos e secretários-gerais do CRBMUN, Rafael Tersitano, Arthur Lima, Giulia Araújo e Guilherme de Franco com apoio da professora de História, Gisele Nogueira, da coordenadora de História, Mirtes Timpanaro, da coordenadora de Geografia, Fabiana Pegoraro, e da professora de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, Alana Grimaldi.

“Cada edição do CRBMUN é única, mas este ano é muito importante ressaltar que foi a maior edição, contando com a participação de mais de 200 alunos, o que muito nos orgulha. A participação, pela primeira vez, de duas alunas surdas do Ensino Médio, Luana Gonçalves e Amanda Ayumi, também nos orgulha. É sempre muito gratificante vivenciar o desabrochar de novas habilidades e o entusiasmo entre todos os alunos envolvidos neste projeto”, destacou a professora de História, Gisele Nogueira.

O diretor da Unidade Higienópolis, Renato Júdice, esteve presente no encerramento do evento, parabenizando todos os alunos pelo empenho e dedicação e por todo o aprendizado durante o CRBMUN.

 

Galeria de fotos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agende uma visita

Entre em contato para agendarmos uma visita :-)

 
Enviar