08/04/2019

Cotidiano em Questão: alunos encontram soluções para problemas das cidades

A gestão de uma cidade é complexa e envolve inúmeras questões relacionadas à saúde, educação, emprego, dentre outros. É neste cenário, que as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental estudam o tema “crescimento populacional” durante o componente Cotidiano em Questão – Coquest.

Unindo as área de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, a atividade propõe aos alunos a criação de uma cidade fictícia, respeitando critérios e regras para sua administração e gestão de seus recursos e necessidades.


Alunos durante uma oficina na Agência Jotacom

Na Unidade Granja Vianna, ao longo das semanas, os alunos foram expostos a diversas situações-problema, devendo buscar soluções diante das crises. Uma dessas situações abordou a crise da fome e os alunos, divididos em grupos e representando cidades, debateram, deliberaram e encontraram uma solução. A atividade contou com apresentação dos alunos para os colegas.

Em Higienópolis, os alunos utilizaram o aplicativo Mind Matter em um brainstorm sobre a questão. Em seguida, realizaram pesquisas em fontes diversas, elaboraram perguntas sobre o tema no Google Forms e entrevistaram colegas. Assim, geraram gráfico para análise e conclusão do tema. Uma das atividades é a construção de uma maquete de uma idade. Assim, os alunos participaram de uma oficina da Agência Jotacom, do pai da aluna Isabela Ortunho.

 

Galeria de fotos