20/03/2019

Conheça o trabalho de Redação no Colégio Rio Branco

Para ampliar as habilidades necessárias para a realização de um texto de destaque, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam de aulas especiais e também contam com o laboratório de Redação.

Alunos recebem devolutivas individuais

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio têm uma aula de redação por semana, escrevem um texto a cada 15 dias e recebem a devolutiva de um professor de redação sobre o texto produzido, podendo perceber os acertos e discutir possibilidades de reelaboração e aperfeiçoamento. Os alunos ainda produzem uma redação na prova unificada. Para os estudantes do Ensino Médio ainda há o simulado de Redação.

Nestas séries, as produções são realizadas após aulas teóricas e de orientação dos professores. Em casa, o aluno, após a leitura de uma proposta de redação, tem a possibilidade de realizar pesquisas para buscar maior repertório.

Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, são realizadas duas aulas semanais de redação, com a produção de um texto. Também são realizadas as devolutivas individuais sobre as produções, a realização de uma redação na Prova Unificada e os simulados. Além das produções em casa, o aluno também produz em sala para treinar o cuidado com o tempo de elaboração.

Os alunos trabalham com gêneros diversos no 9º ano; com retextualização, elaboração de parágrafos e dissertação-argumentativa, como é cobrado em diversos vestibulares na 1ª série; com gêneros de natureza argumentativa e dissertação-argumentativa, como é cobrado no ENEM e em diversos vestibulares, na 2ª série. Na 3ª série, o trabalho está voltado para o ENEM e os diversos vestibulares.

Cada classe conta com três professores para a correção dos textos: o professor de sala e dois professores do Núcleo de Apoio. Assim, durante cada ciclo, o aluno tem a possibilidade de ter suas redações corrigidas e orientadas por três professores diferentes.

Ampliando ainda mais este trabalho, no período inverso ao das aulas, as turmas contam com o Laboratório de Redação para orientações individuais.

Saiba mais

Confira o post no Blog do Colégio Rio Branco no Estadão que destaca a atuação dos alunos na Redação do Enem 2018! Além de Lucas Felpi, nota 1000 na redação, acompanhe os depoimentos de outros 50 jovens do Rio Branco que conquistaram pontuações super altas, suas dicas para uma boa redação e a importância dada às aulas de Filosofia, História e Sociologia.

 

Agende uma visita

Entre em contato para agendarmos uma visita :-)

 
Enviar