19/02/2019

Tendências Emergentes em Educação: Rio Branco forma terceira turma de educadores

O Colégio Rio Branco e a Tampere University of Applied Sciences (TAMK), da Finlândia, formaram a terceira turma de educadores riobranquinos pelo curso Tendências Emergentes em Educação.

Abordando as tendências inovadoras em educação atual, o curso foi conduzido por duas facilitadoras e mediadoras, Daniele Miyaji Gushiken, do Rio Branco, e Elena Grigorova, de TAMK, tendo como diretor do curso, Mark Curcher, também de TAMK.

Por meio de uma plataforma de aprendizagem, os 25 participantes tiveram acesso a fontes atuais, incluindo leituras de textos, artigos, infográficos e vídeos sobre diversos temas, dentre eles, Gamificação, Movimento Maker, Problem-Based Learning e Letramento Digital. O curso durou 12 semanas e envolveu diferentes estratégias, reflexões, pesquisas, discussões e trocas de ideias entre o grupo.


Terceira turma de educadores riobranquinos

Os trabalhos produzidos pelos educadores foram registrados em um blog coletivo, e todos os participantes foram incentivados a analisar, avaliar e expor suas reflexões sobre os temas. “Colaboraram, uns com os outros, por meio de suas postagens e comentários, expondo suas experiências práticas com os alunos e as adaptações conforme o seu contexto educacional”, destacou Daniele Gushiken.

Desafios foram lançados e habilidades foram desenvolvidas, principalmente quanto ao contato com diferentes ferramentas digitais para a realização de algumas propostas, como, por exemplo, a criação de um site colaborativo, apresentações animadas, gravações de vídeos, proporcionando uma diversificação de estratégias, vivências e novas possibilidades de trabalho.

No final do curso, os educadores realizaram uma reflexão geral e, também, criaram narrativas digitais por meio de pesquisa de tendências que gostariam de conhecer ou se aprofundar. “A livre escolha do tema e experimentação de ferramentas digitais para realizar essa apresentação resultou em criativos trabalhos, além de todo conhecimento que foi agregado. A Gamificação e o Movimento Maker foram temas que despertaram grande interesse de boa parte dos educadores, permitindo um aprimoramento nas práticas que já estão sendo realizadas no Colégio Rio Branco”, completou Daniele.

Confira alguns depoimentos dos educadores:

Alana Grimaldi Desbrousses Monteiro
O curso é fantástico! Abre os horizontes, amplifica as possibilidades da sala de aula e nos faz rever nossa postura e posição em sala de aula. Hoje, sei que estou mais preparada (e, o melhor de tudo, jamais estarei completamente pronta) para ser mediadora de conhecimentos, possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades dos muitos alunos que continuarão a fazer parte da minha vida e da professora que me tornei e que busca ser melhor a cada dia.

Cintia Auilo Cellini da Rocha
Foi com grande entusiasmo que realizei o curso Tendências Emergentes em Educação. Logo no início, me surpreendi com os primeiros textos que recebemos sobre práticas que já realizávamos no Colégio, como ensino híbrido, aula invertida e o conceito "mão na massa". Ao longo do curso, percebi a importância de nos atentarmos às nossas práticas diárias em sala de aula para que não fiquemos condicionados às mesmas estratégias. Inovar é preciso, sempre!

Gabriela Claro Martins
Existe um intenso movimento para tornar a sala de aula um espaço cada vez mais colaborativo e criativo, viabilizando maior protagonismo do aluno e personalização do ensino. Assim, ir mais a fundo no que se refere às diferentes tendências em Educação foi muito enriquecedor. Os estudos realizados e, principalmente, a troca de experiências entre o grupo, ampliaram nossas possibilidades de atuação e dos usos de recursos digitais para dinamizar nossas aulas. Refletindo sobre as leituras, foi reconfortante ver que realmente estamos no caminho e sabemos o que queremos.

Milton Mansilla Vargas
Este curso foi um dos mais desafiadores em que eu participei. Aprendi inúmeras formas e possibilidades do uso das tecnologias na sala de aula, nessas enriquecedoras semanas pude conhecer e me apropriar de outras plataformas desconhecidas por mim até então. Compreendi também que os nossos alunos estão imersos num mundo repleto do uso de tecnologias, principalmente na área de comunicação, e que esses recursos são cada vez mais fundamentais para a realização de tarefas com feedback na aprendizagem significativa. Podemos melhorar a nossa prática como tutores e educadores, as ferramentas estão disponíveis seja em versões free ou pagas, nos nossos computadores ou smartphone, conseguiremos no futuro uma melhor performance dos nossos alunos na aprendizagem, precisamos ser abertos para também querer aprender com eles, este deve ser o elo mais importante no meu ponto de vista sobre a educação e o aprendizado das nossa crianças.