24/11/2018

Encontro Cultural 2018 destaca a sustentabilidade nas relações

Sustentabilidade nas relações – por um mundo melhor, vivências Rio Branco. Este foi o tema do Encontro Cultural, que apresentou inúmeros projetos e produções realizadas pelos alunos do Minimaternal ao Ensino Médio, nas Unidades Higienópolis e Granja Vianna, no dia 24 de novembro.

Sustentabilidade, como eixo central do Encontro Cultural 2018, tematizou o equilíbrio das relações com o ambiente, considerando que todos os elementos afetam e são afetados pela ação humana.

Assim, todos os projetos desenvolvidos trouxeram reflexões importantes sobre a construção de relações sustentáveis com as pessoas, a diversidade, a natureza, o consumo, a ciência, a tecnologia, a cultura, a arte, a história e a comunicação. Além de reforçar as premissas do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco, o eixo norteador permitiu um amplo alinhamento entre todo os segmentos.

Dentre os inúmeros trabalhos, projetos, brincadeiras e experiências, todas as salas, corredores e laboratórios foram ocupados por alunos, educadores e professores.

Como alguns dos exemplos, os alunos do 6°, 7° e 8° anos apresentaram seus projetos do Módulo Cotidiano em Questão – Coquest e os alunos do 8º ano, que integram o Jovem em Perspectiva explicaram seus trabalhos ligados à adolescência. Nos laboratórios de Ciências da Natureza e no CreateLab foram realizadas diversas experiências para os visitantes, que também puderam verificar os projetos de Robótica. O Museu Nacional do Rio de Janeiro também foi homenageado, assim como, autores e personagens da cultura nacional e internacional. As crianças da Educação Infantil e do Período Integral brincaram com suas famílias nas diversas atividades. Além das atividades de responsabilidade socioambiental, com o REAJA e o incentivo à Doação de Sangue, em parceria com a Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo – AMEO.


Encontro Cultural na Unidade Granja Vianna

Na Unidade Granja Vianna, os alunos do 7º ano, inspirados nos modelo TED talks, fizeram apresentações relacionadas aos objetivos para o desenvolvimento sustentável da Unesco. Diversas ações destacaram a riqueza da cultura árabe, como oficinas de mandala e mosaicos e a apresentação de dança africana com o Sopro Cia. de dança.

Na Unidade Higienópolis, durante a abertura, os alunos da Educação Infantil realizaram lindas apresentações de canto e dança, representando décadas, artistas e grandes nomes da música brasileira e encantando todos os pais e familiares presentes. Os ex-alunos riobranquinos também estiveram presentes no Encontro contaram um pouco sobre sua experiência de época de vestibular e relembraram as vivências no colégio.

No dia 26 de novembro, após o evento, as professoras e os alunos do Minimaternal ao 5° ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de vivenciar todos os projetos do Encontro Cultural. "Foram momentos incríveis de troca e muita aprendizagem: alunos protagonizando o processo ensino-aprendizagem por meio do compartilhamento de saberes com os amigos. Um dia inesquecível para nossas Crianças", contou a diretora da Unidade Higienópolis, Valquíria Rodrigues.

Saiba mais sobre todas as atividades apresentadas:

Granja Vianna – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Granja Vianna – Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Higienópolis – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Higienópolis – Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 


Encontro Cultural na Unidade Higienópolis

 

Galeria de fotos - Higienópolis

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Galeria de fotos - Granja Vianna