12/11/2018

Alunos do 5° ano Ensino Fundamental vivenciam atividades do 6º ano

Troca de experiências e novas vivências! Foi assim a manhã dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, no dia 07 de novembro, quando tiveram a oportunidade de vivenciar momentos especiais no prédio do Ensino Fundamental II, com atividades realizadas pelos professores do 6º ano Ensino Fundamental.

Os professores desenvolveram um circuito de atividades com o tema Big Bang, que aconteceram nas aulas do Cotidiano em Questão – CoQuest, que envolve Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Cultura Maker.


Atividade dos alunos

Na aula de Ciências da Natureza, os alunos fizeram uma experiência com bexigas no bosque do colégio. A professora levou as bexigas e os alunos utilizaram materiais presentes no bosque para simular a explosão do Big Bang. Na aula de Ciências Humanas, realizaram uma simulação do Universo por meio da pintura com tinta na folha A3. Já na aula de Cultura Maker, a atividade foi “Paper Circuit e Makey Makey”, os alunos criaram a sequência do Big Bang no papel sulfite A4 e, a partir de alguns pontos feitos com papel alumínio para ter eletricidade, montaram o circuito com o Makey Makey, testando no scratch.

Após o intervalo, os alunos receberam as boas-vindas da direção e da orientação educacional. Depois assistiram à um vídeo sobre a rotina do 6º ano e um especialmente elaborado pelos próprios alunos mais velhos, apresentando a rotina, procedimentos e novidades para o próximo ano.

Segundo a orientadora educacional, Rosangela Guedes, a atividade tem como objetivo suavizar a transição entre o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II e esclarecer as dúvidas sobre essa nova fase escolar. “Foi um prazer recebê-los. Quanto mais seguros estiverem, mais fácil será a adaptação. Quanto mais adaptados estiverem, melhor será o aprendizado. Foi um momento bem especial”, contou.

 

Galeria de fotos