13/11/2018

Oficinas de Arqueologia

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram do Módulo Eletivo de Arqueologia, realizando investigações e análise de materiais com os Kits Educativos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

A atividade contou com dois encontros, que abordaram temas e conceitos da Arqueologia e de peças do mediterrâneo antigo. “Nessas oficinas, discutimos, principalmente, a importância da arqueologia e do arqueólogo, o fazer científico, patrimônio e história material. Os alunos puderam entender como os arqueólogos trabalham e como se dá o processo de escavação”, explicou a professora do Núcleo de Apoio, Laila Antunes.


Oficina de Arqueologia

Durante a oficina, os alunos puderam fazer o exercício de escavação e descobrimento de materiais. Assim que encontravam uma peça deveriam ir até a bancada e preencher os dados sobre os objetos encontrados em uma ficha arqueológica. Em seguida, junto com a professora Laila, discutiam sobre os materiais encontrados.

O segundo encontro ocorreu na Biblioteca e o foco era discutir a arqueologia do Mediterrâneo pensando na Grécia. Como parte da oficina, a professora escondeu peças pela escola, e cada grupo precisava encontrar os objetos por meio de pistas. O espaço também foi decorado com obras desse período histórico e os alunos precisavam descobrir quais eram aqueles objetos. “A ideia era olhar para peça, ler a bibliografia e tentar encontrar o máximo de informações sobre o objeto”, explicou a professora.

Galeria de fotos