04/10/2018

Saúde mental de nossas crianças e jovens: desafios e caminhos

O Colégio Rio Branco promoveu o Encontro com a Direção especial sobre o tema “Saúde mental de nossas crianças e jovens: desafios e caminhos”, com a presença do Dr. Rodrigo Bressan, médico psiquiatra, PhD pelo King’s College London, professor livre docente da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e do King’s College London, com mais de 300 publicações científicas internacionais na área.

 


Dr. Rodrigo Bressan durante palestra

Durante os encontros, realizados nos dias nos dia 02 e 04 de outubro, nas unidades Granja Vianna e Higienópolis, o Dr. Rodrigo Bressan destacou a importância de desmistificar o tema e fez uma diferenciação entre saúde mental, problemas de saúde mental e transtornos mentais.

Fazem parte da saúde mental os momentos de estresse, tensão, medo e sofrimento, quando ocorrem de forma leve e com duração reduzida. Insônia, irritabilidade, tensão, medo, com sensação de sofrimento moderado, duração média e impacto moderado na vida, já se configuram como problemas de saúde mental. Sintomas repetitivos e com incapacidade de superação, causando grande sofrimento, com duração prolongada e impacto significativo, são indicações de transtornos mentais.

 


As diretoras da Unidade Granja Vianna, Tatiana Martinez e Claudia Xavier, a diretora-geral, Esther Carvalho, e o Dr. Rodrigo Bressan

Destre os diversos aspectos abordados, o médico destacou os impactos das doenças mentais na população, sendo a depressão a maior causa de incapacitação no mundo, na faixa etária entre 10 e 50 anos, sendo muito importante estar atento aos sintomas, para o diagnóstico precoce e encaminhamento.


A diretora da Unidade Higienópolis, Valquiria Rodrigues, o Dr. Rodrigo Bressan e a diretora-geral, Esther Carvalho