25/09/2018

SOS Mata Atlântica: alunos monitoraram a qualidade da água do córrego Pacaembu

Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco, Unidade Higienópolis, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, realizaram um trabalho de monitorando mensal da qualidade da água do córrego do Pacaembu. Esse projeto interdisciplinar faz parte do Módulo Interdisciplinar de Linguagens e Ciências da Natureza e engloba as disciplinas de Inglês, Biologia, Física e Química.

O projeto tem como objetivo a inserção dos alunos no cuidado e monitoramento das águas subterrâneas que circundam o bairro de Higienópolis, bem como a comunicação científica de dados obtidos.

Na primeira coleta, os técnicos da SOS Mata Atlântica, o coordenador pedagógico Henrique Bovo Lopes, e os professores Rafaela Oliveira e Milton Vargas, acompanharam os alunos no monitoramento desse córrego, que atravessa parte do bairro vizinho ao colégio. Durante a caminhada até o córrego, os alunos tiveram contato com a região geográfica do córrego que circunda as áreas subterrâneas; na coleta da água, os alunos puderam realizar vários experimentos de campo, e alguns parâmetros da qualidade foram medidos, tais como, temperatura, oxigênio dissolvido, presença de fosfatos, nitratos e turbidez entre outros.

Os alunos, como projeto final com a SOS Mata Atlântica, irão elaborar um banner científico para comunicar os resultados obtidos por meio de textos em inglês e em português, fotos e parâmetros medidos durante os meses de coleta dessa água, além de uma apresentação durante o Encontro Cultural, que acontece em novembro.

“O conhecimento prévio dos conteúdos de biologia, química e física foi de extrema importância para as análises e a identificação da qualidade da água do local”, explicaram os professores.

 

Galeria de fotos