01/08/2018

Inspiração e determinação: o ex-aluno Luíz Penalva conversou com os alunos

O Colégio Rio Branco recebeu a visita do ex-aluno, Luiz Otávio Penalva, que estudou na escola entre 1974 e 1984, e hoje é professor no Children’s Cancer Research Institute da UT Health San Antonio (EUA), onde trabalha com tumores de cérebro, glioblastoma e meduloblastoma, para uma conversa inspiradora com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

A palestra integrou o "Projeto Pessoas que Inspiram", uma iniciativa do Rio Branco, para que os alunos tenham a oportunidade de conversar e conhecer histórias especiais e verdadeiramente inspiradoras.

Durante a conversa, Luiz contou sobre sua trajetória acadêmica e profissional. O ex-aluno mora fora do Brasil há 26 anos e, após a conclusão do Ensino Médio, cursou Biologia na Universidade de São Paulo e doutorado em Biologia Molecular na UAM, na Espanha. Passou quatro anos trabalhando em Heidelberg, na Alemanha, e mudou-se para os Estados Unidos, onde está até hoje. No Children’s Cancer Research Institute da UT Health San Antonio, seu grupo atua em duas linhas principais de pesquisa: as alterações moleculares que ocorrem nestes tumores e no desenvolvimento de novas alternativas para terapia.

O riobranquino falou, também, sobre suas lembranças de escola e contou que seus melhores amigos são dessa época. “Foram 11 anos de Rio Branco. Meus melhores amigos até hoje são meus ex-colegas do Rio Branco. Toda vez que vou ao Brasil, encontro com a turma e são horas lembrando molecagens que fizemos quando tínhamos 12 ou 13 anos”, contou.

Luíz destacou, ainda, como o colégio foi importante em sua decisão de tornar-se cientista. “Tive professores marcantes e aulas muito importantes que fizeram toda a diferença na minha vida. O que posso falar pra vocês é que nunca desistam de seus sonhos e que nada é impossível, tudo depende do nosso empenho e dedicação. Todos somos capazes”, finalizou.


O ex-aluno, Luiz Otávio Penalva