15/06/2018

Copa do Mundo e Matemática

Alunos, professores e todo o mundo, ansiosos e com grandes expectativas para a Copa do Mundo, todos respirando futebol. Nesse contexto, o Colégio Rio Branco, na Unidade Granja Vianna, promoveu algumas atividades, com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, envolvendo o maior evento esportivo de 2018.

Em clima de Copa do Mundo, os alunos e os professores Leonel e Marcos Vinicius vieram vestidos com a camisa de seus times do coração, da seleção brasileira e de times internacionais.

 


Os alunos durante a atividade: Futebol e Matemática

Abordando assuntos vistos durante as aulas de Matemática, os alunos participaram da palestra “Futebol e Matemática”, focando a Copa do Mundo. Relembraram a Geometria Plana e o estudo das Probabilidades aplicadas ao futebol. “Foi importante a percepção de que, mesmo uma ciência exata como a Matemática, pode ser desafiada pelo talento e a habilidade do esporte”, contaram os professores.

Com uma participação especial, a professora Ana Paula mostrou conceitos da Física, analisando alguns impedimentos polêmicos, junto com os alunos.
Para finalizar as atividades, fizeram uma espécie de “bolão da Copa”, em que os alunos apresentaram prognósticos dos jogos da primeira rodada, utilizando como base o estudo das probabilidades.