22/05/2018

Onda Verde: Rio Branco integra rede internacional de plantio de árvores

O Colégio Rio Branco integra o projeto Onda Verde (Green Wave), uma rede internacional que estimula o plantio de árvores por grupos escolares e ambientalistas para criar uma rede global de escolas mobilizadas pela preservação e restauração a diversidade biológica. Em 2016, o Rio Branco, por meio do Grupo Reaja, recebeu o convite da Unesco e realizou o plantio de um pé de Pitangueira.

Neste ano, a Unidade Granja Vianna ganhou um pé de Araçá e um pé de Cerejeira do Rio Grande, árvores frutíferas originárias da mata atlântica brasileira. As novas árvores foram registradas na plataforma do projeto, passando a integrar um mapa mundial compartilhado com todos os participantes, que conta com países, como Canadá, Dinamarca, Equador, Alemanha, Quênia, Irã, Mongólia, Palau, Estados Federados da Micronésia e Federação Russa. O Grupo Reaja convidou a comunidade escolar para um piquenique, que antecedeu o plantio das mudas das árvores.

“Ao colocar a mão na terra, os alunos entram em contato com a natureza de maneira diferente de seu cotidiano, logo surgem dúvidas pertinentes a conteúdos de disciplinas escolares, como especificações do solo e comportamentos no reino vegetal. É salutar também destacar nossa conversa a respeito da rede de escolas, lembrando que grupos escolares neste e nos outros quatro continentes do mundo estão em ações semelhantes, assumindo um papel ativo no restabelecimento da biodiversidade nativa de seus países”, contou o professor Samuel Luna, coordenador do Reaja.

O momento do plantio teve um pequeno ritual, em que o regador passou em todas as mãos, cada um regando e desejando ver a muda crescer, florescer e frutificar! Confira o site oficial do Projeto Green Wave.

 

Galeria de fotos