12/05/2018

Scratch Day: aprendendo a programar e programando para aprender

No dia 12 de maio, o Colégio Rio Branco Unidades Higienópolis e Granja Vianna, receberam alunos, pais e educadores para participarem do “Scrath Day”, um movimento global, que reuniu toda a comunidade tecnológica e educacional em comemoração ao aniversário do Scratch, uma plataforma de programação gratuita e comunidade online para crianças.

O evento foi organizado pelas coordenadoras de Tecnologia, Ivone Milani, Marcia Macedo e Maria Cristina Fernandes, e contou com todo o apoio dos professores Rafael Leite, Jorge Farias, Vanessa Lopes e Michele Santos.

“Os scratchers puderam participar gratuitamente de uma verdadeira maratona totalmente dedicada a colocar a mão na massa para tirar ideias do papel e começar a executá-las. Além, de conhecer os trabalhos já criados por nossos alunos”, contaram os educadores. 


Scratch Day no Rio Branco

As atividades programadas no colégio foram: Lógica de programação, scratch off line, Internet das coisas; Makey Makey - simulador de piano e Lego Wedo - Jogo criado no scratch comandado por um joystick montado com o Lego e programado no Scratch; Experiências sensoriais - programação com acionamento de movimento e voz; Espaço livre de programação: três estações rotativas e fichas plastificadas (cards) e Desafios para feras: Pacman Gam e Mario Bros Game.

“A importância desse evento é darmos ainda mais visibilidade ao ensino de programação ou robótica que aguça a criatividade da criança de forma que consiga pensar nos melhores jeitos de se resolver um problema e superar um desafio. Acreditamos que, assim, ela consiga desenvolver um senso lógico e aprimorar suas habilidades, não só em matemática, mais em tudo que interagir para essa resolução em sua vida. Além de trabalhar de forma colaborativa”, destacou a equipe de Tecnologia do Rio Branco.

Saiba mais sobre o Scratch

O Scratch é um software que utiliza blocos lógicos e itens de som e imagem para que o aluno consiga desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações, além de compartilhar online suas criações. O Scratch é um projeto do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), idealizado por Mitchel Resnick. Foi projetado especialmente para pessoas com idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. O Scratch é usado em mais de 150 países, está disponível em mais de 40 idiomas.

 

Galeria de fotos