13/04/2018

Alunos realizam debate sobre Aborto

A questão do aborto é um dos temas mais polêmicos discutidos na sociedade brasileira nos últimos anos. Pensando nessa problemática, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio estudaram sobre temas relacionados e desenvolveram atividades para discussão.

As professoras do 8° ano Andrea Demarche, Unidade Higienópolis, e Maria Thereza W. Abreu, da Unidade Granja Vianna, e os professores do Ensino Médio, Ariela Strozberg, de Higienópolis, e Paulo Allil, de Granja Vianna, explicaram que para formar uma opinião sobre determinado assunto, é necessário conhecer os dados disponíveis e os principais argumentos envolvidos.

Durante o 1º bimestre, os alunos do 8° ano iniciaram os estudos sobre os aparelhos reprodutores masculino e feminino e gestação, e desenvolveram trabalhos e atividades sobre o tema, como, por exemplo, um álbum autobiográfico, além de atividades sobre métodos contraceptivos.

Em outro momento, a atividade proposta foi para que os alunos realizassem a pesquisa e a argumentação sobre ser a favor ou contra o aborto. A atividade foi dividida em etapas: argumentação, construção coletiva dos argumentos a favor e contra e finalização da construção coletiva. Essa preparação inicial permitiu o desenvolvimento de um debate, em que o professor foi mediador, com objetivo de equilibrar as posições dos alunos e contribuir com novos argumentos.


Os alunos do 8° ano durante o debate sobre o Aborto

Os alunos puderam fazer um exercício de escuta atenta, além de desenvolver habilidades socioemocionais propostas na Base Nacional Comum Curricular, como a empatia, o diálogo, a cooperação e o respeito. De forma interdisciplinar, na etapa seguinte, os alunos elaboraram uma redação expondo o seu ponto de vista.

O tema sexualidade, com foco na orientação sexual, foi trabalhado com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, e como finalização da atividade, desenvolveram um trabalho com utilização do aplicativo padlet, sobre temas pertinentes à faixa etária como: gênero, métodos contraceptivos, relacionamentos, hormônios sexuais, DSTs, deficiência androgênica, TPM e aborto. Nessa atividade, os alunos argumentaram e comentaram as suas posições utilizando os tópicos propostos e as postagens de seus colegas. Na etapa final, tiveram a oportunidade de conhecer alguns trabalhos das outras salas, observando as diferentes perspectivas e focos de interesse. Muitas questões interessantes foram apresentadas, levantadas e discutidas em debate, como por exemplo: “Com tantas opções de métodos contraceptivos, o aborto é a melhor opção”?

“As duas atividades realizadas nos diferentes segmentos, comprovam a importância da verticalização, e tinham como foco principal, abrir espaço de reflexão para que nossos alunos possam aprender a argumentar e defender suas posições, além de elaborar as dificuldades respectivas do tema”, explicou a coordenadora de projetos e professora de Biologia, Ana Carolina Han.


Atividade dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, sobre o Aborto