11/04/2018

Grupo de Estudos: Tutoria em Matemática

Como despertar o gosto dos alunos pela Matemática? Como torná-los engajados e comprometidos com os estudos? Quem nunca ouviu, vivenciou ou se fez essas perguntas?

Baseando-se nesses questionamentos, o Colégio Rio Branco realizou uma experiência piloto com os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Grupo de Estudos, que antecedeu a prova unificada de Matemática.

Alguns alunos da 2ª série do Ensino Médio foram convidados para que atuassem como Tutores de Matemática no período reservado ao Grupo de Estudos entre as provas. Nas salas de tecnologia aplicada, ficaram pelo menos dois alunos voluntários à disposição dos outros alunos, com computadores, listas de exercícios e material de estudo, para ajudarem a tirar dúvidas dos demais colegas das turmas.


Os alunos durante a Tutoria em Matemática

Essa atividade pode apontar alguns caminhos e ajudar a responder, ainda que parcialmente, alguns desses questionamentos. Além disso, fazem parte dos objetivos: estimular ações de protagonismo, incentivar hábitos de estudos, fortalecer a autonomia e a corresponsabilidade pelo processo de aprendizagem e também favorecer a colaboração, o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos, contaram os professores responsáveis, Marcos Vinicius Dias e Antônio Leonel.

“O resultado da iniciativa superou nossas expectativas. Tivemos um número de alunos tutores superior ao esperado, pudemos fazer rodízio entre os que ajudavam. O envolvimento e reconhecimento por parte dos alunos e dos professores Marcos Vinicius e Antônio Leonel, foi notável”, explicou a coordenadora pedagógica, Carolina Sperandio.

Após a realização da prova, a aluna Maria Luiza Solda, que foi uma das tutoras, e o aluno Vinicius Hengles estavam confiantes no resultado e disseram que a experiência foi muito positiva.


Grupo de estudos: tutoria em matemática

 

Galeria de fotos