04/04/2018

Alunos constroem Modelos Moleculares

Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, durante uma aula de introdução sobre os Modelos Moleculares, realizaram uma atividade especial: pesquisaram e construíram modelos moleculares utilizando textos e imagens.

Na primeira aula, os alunos pesquisaram o significado de alguns termos desconhecidos até então como, por exemplo, Teoria de Dalton e Símbolos de alguns elementos. Na segunda aula, receberam um documento com orientações sobre a pesquisa e a atividade que iriam realizar. Durante a aula alguns alunos formaram rodas no chão, outros ficaram nas carteiras em círculos e imediatamente começaram a construção das moléculas.

 


Os alunos construindo Modelos Moleculares

“Os alunos ainda não haviam estudado e nem visto modelos moleculares nas aulas, o que foi muito importante para todos. Estive presente para esclarecer as dúvidas e orienta-los sempre o que eles precisassem”, contou o professor Milton Vargas, que conduziu a atividade.

Os alunos construíram as moléculas do cotidiano seguindo algumas regras e objetivos, como escrever as fórmulas moleculares das seguintes substâncias: água; amônia; metano; oxigênio e hidrogênio. Fizeram o desenho dessas moléculas, representaram as estruturas em 3D, definiram quais são as aplicações dessas moléculas, chegando à conclusão do trabalho.

“Os alunos se dedicaram e se empenharam muito e o resultado final ficou incrível”, destacou o professor.


Os alunos durante o trabalho